.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Saúde - Sexta-feira, 05 de Maio de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Policlínica participa do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão a pressão alta é uma doença "democrática". Ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas


Policlínica participa do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

   No dia 26 de abril se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em Cerquilho, a Policlínica Municipal “Santa Madre Paulina” em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF prepararam uma palestra de conscientização da população para os sérios problemas que essa doença pode trazer.

   Para entendermos um pouco mais as causas e consequências da hipertensão, ouvimos uma palestra com Sara Valim, enfermeira da Policlínica, juntamente com a Nutricionista Dayene Vieira do NASF, finalizando com orientações sobre atividade física e alongamento com as Agentes Comunitárias de Saúde da UBSF Parque das Árvores, Silvia Giribone e Daniela Lopes.

   Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

   Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão a pressão alta é uma doença "democrática". Ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.

   A Hipertensão é muito comum, acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.


 

336 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.