Educação - Quarta-feira, 05 de Julho de 2017

Concurso da Logomarca para a 3ª Feira Municipal de Ciências

A obra vencedora irá compor todas as formas de divulgação da Feira

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura informam o resultado do Concurso Logomarca para a 3ª Feira Municipal de Ciências, que foi realizado de 17 de maio a 21 de junho, nas escolas do Ensino Fundamental II da Rede de Ensino, sob a temática “O conhecimento científico e a responsabilidade ecológica".

Ao todo, seis logomarcas participaram do concurso e a vencedora foi a do aluno Lucas Ezequiel Salgado Gomes, do 6º ano B da EMEF. Prof. João Toledo sob a orientação do professor Euzébio Diego Meneguim.

O objetivo do concurso foi escolher a melhor logomarca dentro da temática proposta para esta edição da feira, a qual será utilizada para compor o adesivo das medalhas, dos troféus, a estampa das camisetas, as faixas, bem como as demais formas de divulgação impressa e/ou eletrônica da 3ª Feira Municipal de Ciências.

Cabe destacar que a Comissão Organizadora da 3ª Feira Municipal de Ciências, constituída pelos Professores de Ciências da Rede Municipal de Ensino, fez o julgamento das logomarcas participantes do concurso no dia 28 de junho de 2017, das 17h10 às 18h50min, na EMEF. Prof. João Toledo. Na fotos você pode conferir todas as logomarcas participantes.

Explicação do significado da logomarca vencedora

O desenho é rico em significados. A pomba em sua capacidade de voar e determinar o seu futuro ganhando a natureza e expandindo horizontes é uma analogia ao próprio homem e seu livre arbítrio. O ninho é o lugar em que ocorre a reprodução, onde ela irá cuidar e proteger o filhote até que este consiga sobreviver sozinho. Também, representa segurança e aconchego, pois em seu colo está o OVO - planeta, abraçado, protegido e cuidado para que o “homem” não o destrua.

O ovo é ilustrado também como a diminuição da água potável no Planeta Terra, alertando para como seu curso está pequeno. Próximo a asa encontra-se um botão de rosa estilizando numa luminária de escritório, sempre em referência à tecnologia, direcionada sobre “o OVO-planeta”, clareando a Terra e seus habitantes.

Por ser símbolo da nossa cidade, a rosa é também símbolo de amor, união e princípios que serão plantados hoje para serem colhidos no dia de amanhã.