Educação - Segunda-feira, 10 de Julho de 2017

Alunos do 5º ano integral visitam o CEAGRE “Jatobá”

Durante o passeio eles puderam realizar o plantio de hortaliças com o uso de composto orgânico

No dia 30 de junho, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Diretoria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente oportunizaram aos alunos do 5º Ano Integral da EMEF. “Luiza (Eliza) Gaiotto Corradi” uma visita ao Centro de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos - CEAGRE “Jatobá”.

Durante o passeio, os estudantes realizaram o plantio de hortaliças (alface e rúcula) em garrafas PET com o uso de composto orgânico proveniente da compostagem de cascas de frutas e legumes utilizados na merenda escolar.

A ação deu-se no período da manhã, das 9h às 11h, e foi mediada pelas Orientadoras Pedagógicas da Educação Erika e Sandra, pelos estagiários do Meio Ambiente e contou com a participação de 18 alunos, 1 professora e 1 Coordenadora Pedagógica.

A atividade educativa teve como objetivos:

• Conhecer, na prática, os produtos finais (composto orgânico e chorume) resultantes da compostagem da matéria orgânica;
  • Oportunizar aos alunos a participação na construção de uma horta orgânica vertical;
  • Instigar a criação de hortas orgânicas (verticais e/ou horizontais) no ambiente familiar e nas escolas como uma alternativa para o consumo de alimentos saudáveis;
  • Estimular a produção sustentável de alimentos;
  • Desmistificar o conceito de lixo e despertar nos alunos a ideia de que, na natureza, tudo é reciclado e transformado;
  • Incentivar o reuso de embalagens para o plantio de hortaliças.

A partir da execução da ação, os alunos adquiriram um rico repertório referente à compostagem da matéria orgânica e sobre a construção de hortas orgânicas, compreendendo, claramente, as vantagens da produção de alimentos orgânicos para o meio ambiente e para a saúde da população.

A Secretaria da Educação agradece, imensamente, todo o apoio e envolvimento da equipe da EMEF. “Luiza (Eliza) Gaiotto Corradi”, a ativa participação dos alunos, bem como o comprometimento dos profissionais da Diretoria do Meio Ambiente pela disposição em estabelecer novas parcerias.