.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Durante a campanha, entre 24 e 28 de julho, foram oferecidos testes rápidos para toda a população
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Promoção Social e da Vigilância Epidemiológica realizaram, de 24 a 28 de julho, a Campanha de Hepatites Virais, com a oferta de testes rápidos para detectar hepatite B e C.
Ao todo, foram realizados 478 testes de triagem para Hepatite B e 479 testes de triagem para Hepatite C, sendo que apenas duas pessoas tiveram resultados reagentes e foram encaminhadas para coleta de outros marcadores sorológicos e avaliação médica para conclusão do diagnóstico.
Lembrando que a hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante a realização dos testes que detectam a hepatite.
Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:
No caso das hepatites B e C é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.
A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde e Promoção Social –Vigilância Epidemiológica agradecem a participação e o empenho de todos os envolvidos na Campanha.
.
.
.
.