Saúde - Quarta-feira, 30 de Agosto de 2017

Prefeitura realiza Campanha de Vacinação Antirrábica

Cães e gatos podem ser vacinados gratuitamente de 18 a 23 de setembro

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde e Promoção Social, através da Vigilância em Saúde/Zoonoses, informam que a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos 2017 ocorrerá de 18 a 23 de setembro.

Ao longo da semana, vários bairros da cidade receberão pontos de vacinação, você pode conferir o cronograma completo na tabela acima. Após a realização da campanha na zona urbana, será feita a vacinação casa a casa na zona rural.

Avisos importantes para a campanha:

• Levar a Carteira de Vacinação do animal;
  • Cães devem ser levados com coleira e guia (cães bravos levar com focinheira):
  • Gatos devem ser levados em gaiolas ou sacos;
  • Os animais deverão ser levados por adultos;
  • Não entregaremos doses de vacinas.

Sobre a doença

A raiva é uma doença fatal, a transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente a agressão. Qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva.

O Instituto Pasteur alerta que o morcego, atualmente, é a espécie mais preocupante com relação a transmissão da raiva e orienta a população para:

• nunca tocar no morcego e nem tentar capturá-lo;
  • no caso de encontrar morcego caído (morto ou vivo), entrar em contato com o órgão responsável pelo controle de zoonoses que recolherá o animal e enviará para exames laboratoriais de raiva.
  • em caso de sofrer mordida ou mesmo arranhadura por morcego, procure imediatamente orientação médica na Unidade de Saúde.

Atenção! Morcegos são animais silvestres protegidos por lei, por isso, não devem ser capturados e mortos pela população. Eles realizam importante trabalho ecológico no processo de polinização, dispersão de sementes e redução de pragas de insetos.

Caso você seja agredido por cão ou gato, mesmo se o animal estiver vacinado contra raiva, tomar as seguintes providências:

• Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
  • Procurar com urgência a Unidade de Saúde mais próxima;
  • Não matar o animal e, sim; deixá-lo em observação por 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de Raiva;
  • Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente à Unidade de Saúde;
  • Nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.

Lembre- se que a única forma de proteger os animais de estimação contra a raiva é vacinando-os!

Outras dúvidas podem ser sanadas diretamente com o Setor de Zoonoses através do (15) 3288-4110 ou pessoalmente no Centro Integrado de Saúde, na Rua da Fazendinha, 333 – Centro.