Saúde - Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

Cerquilho firma parceria com a Faculdade de Odontologia da USP

Crianças de 3 a 6 anos terão tratamento gratuito para cáries

A Prefeitura de Cerquilho através das Secretarias de Saúde e Promoção Social e a de Educação e Cultura firmaram uma importante parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), permitindo o tratamento gratuito de cáries em crianças de 3 a 6 anos da rede municipal de ensino.

Treinamento

O início desse projeto ocorreu no dia 14 de setembro, quando a doutoranda Ana Laura Pássaro do Departamento de Odontopediatria da FOUSP compareceu ao Centro Integrado de Saúde (CIS) de Cerquilho e conversou com os dentistas do CIS, profissionais da cidade convidados e com a supervisora de ensino, Maria Tadeu Miranda.

Durante a palestra, Ana Laura apresentou todo o projeto e deu uma aula de atualização aos cirurgiões dentistas, com o que há de mais atual na odontopediatria.

Sobre o projeto

O projeto intitulado “Eficácia de Restaurações utilizando três materiais pelo Tratamento Restaurador Atraumático - Ensaio Clínico Randomizado” trata-se de uma pesquisa que já possui registro nacional e internacional e passou pelo comitê de ética brasileiro.

A proposta é realizar a restauração de lesões de cárie em dentes de leite de crianças com idade entre 3 a 6 anos em Cerquilho.  O atendimento será em campo, ou seja, na própria escola e a remoção da cárie será feita apenas com instrumentos manuais, o que diminui o desconforto das crianças, tornando o tratamento mais agradável.

Outras necessidades como tratamento de canal ou extração, que precisam da cadeira odontológica e de anestesia, serão encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas do CIS.

As crianças que forem selecionadas para o projeto serão tratadas por dentistas da USP. Lembrando que só participarão aquelas que os responsáveis assinarem um termo de consentimento livre e esclarecido.

É importante ressaltar que os materiais que serão utilizados são de excelente qualidade e já estão consolidados na prática clínica, um deles que é amplamente utilizado no exterior acabou de chegar no Brasil. Desse modo, com a parceria, a prefeitura não terá custo adicional devido aos tratamentos, apenas será responsável por colaborar com a logística do projeto, já que conhece de perto toda a nossa população infantil.

A responsável direto será a doutoranda da USP Ana Laura Pássaro, sob orientação da Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio (Professora Doutora Titular do Departamento de Odontologia da FOUSP) e com a colaboração da Dra. Isabel Olegário, cerquilhense que atualmente está terminando seu Doutorado Sanduíche em Amsterdam – Holanda.

O início das restaurações está previsto para novembro deste ano, mas já no mês de outubro serão feitas as triagens e a entrega dos termos de consentimento. Após o atendimento, a equipe da FOUSP irá acompanhar a criança durante 6, 12, 18, 24 e 36 meses e caso necessário realizará novos tratamentos.

Para mais informações, entre em contato com a Dra. Lucila Maluta e a Dra. Vivian Scudeler através do telefone (15) 3384-4110 ou pelos e-mails viviannunesscudeler@hotmail.com ou saudebucal@cerquilho.sp.gov.br.