Educação - Quinta-feira, 28 de Setembro de 2017

Alunos da rede pública aprendem a importância da mata ciliar na prática

No dia 18 de setembro, a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) organizou uma visita técnica ao Centro de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos - CEAGRE “Jatobá”- “Capuava” de Cerquilho para os alunos do 5º Ano B da EMEF Profª Marina B. P. Gaiotto.

A atividade, que foi mediada pela orientação pedagógica da SMEC e contou com a participação da equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), teve como principais objetivos:

• Incentivar os alunos do Ensino Fundamental I a se dedicarem ao estudo da Prova Brasil, pois o critério adotado para ganhar essa viagem pedagógica foi: a escola que se destacasse com a maior nota na rede municipal e, dentro dessa categoria, a classe que obtivesse a maior nota no 2º simulado da Prova Brasil;
  • Auxiliar na proteção da fauna e flora local e contribuir para a proteção das nascentes e dos mananciais, por meio da recomposição da cobertura vegetal.
  • Incentivar o reflorestamento, através da doação de mudas nativas e contribuir para aumentar a proteção e vazão das nascentes e dos mananciais hídricos para melhorar a qualidade da água;
  • Contribuir para reverter o processo de degradação ambiental, a preservação da biodiversidade e do patrimônio genético da flora e da fauna; buscar um equilíbrio biológico duradouro, essencial a melhor qualidade de vida.

A partir da visita, os alunos adquiriram um rico repertório sobre a importância da mata ciliar que funcionam como tampão e filtro entre os terrenos mais altos e o ecossistema aquático.

Por último, as crianças fizeram um piquenique, apreciaram a natureza ao redor e comentaram sobre o aprendizado adquirido: assoreamento, erosão e a importância da cobertura vegetal no solo.

A Secretaria da Educação agradece, imensamente, todo o apoio e envolvimento da equipe da EMEF Profª Marina B. P. Gaiotto, a ativa participação dos alunos, bem como a parceria e apoio dos profissionais da SAAMA.