Educação - Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017

Prefeitura inclui peixe na merenda escolar

A Prefeitura Municipal por intermédio da Central de Alimentos e em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura incluíram peixe na alimentação das crianças através de um projeto piloto realizado na EMEF "Profª Lázara Augusta Cardia Sabatini".

O projeto contou com o emprenho e apoio da Coordenadora da Central de Alimentos Fabiana Giriboni de Nadai, da nutricionista Luciana Citroni Milanezi, da estagiária Ane Caroline Zaratin, do Secretário de Educação e Cultura Waldevino Grisoto e das supervisoras Maria Tadeu Miranda e Fernanda Pachoal Ferreira.

A proposta é diversificar os nutrientes, apresentar as vantagens do consumo de peixe e oferecer um sabor novo aos alunos. Para isso, a equipe organizou uma palestra informativa com eles, na qual foram destacados os benefícios do peixe e foi entregue uma cartilha com explicações, desenhos e jogos.

Após o bate-papo, foi servido arroz branco com pirão de peixe (cação), todos foram convidados a experimentar, alguns, inclusive, até repetiram. Em seguida, os alunos responderam uma pesquisa de opinião informando se tinham gostado ou não, a maioria aprovou.

Atualmente, a Central de Alimentos está estudando uma reformulação no cardápio, tendo como objetivo principal uma alimentação saudável, e a introdução do peixe é uma dessas ações. Peixes são grandes fontes de proteínas, melhoram a memória e previnem diversas doenças como as cardiovasculares e o Alzheimer.

Com o resultado positivo no projeto piloto, a prefeitura pretende expandir a iniciativa nas outras escolas da rede municipal de ensino em breve.