.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Educação - Segunda-feira, 09 de Outubro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura e Rotary Club realizam plantio de mudas em nascente

A atividade teve a participação dos alunos da EMEF Profª Adelaide Tozi e EMEF Luíza (Eliza) Gaiotto Corradi


     No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro. A data foi escolhida em razão do início da primavera, que começa dia 23/09 no hemisfério Sul. É nesta estação que as árvores ficam repletas de folhas verdes e, em muitas delas, surgem lindas flores.

     Em comemoração a essa data, o Rotary Club de Cerquilho em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) e a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) convidaram os estudantes da EMEF Profª Adelaide Tozi e EMEF Luíza (Eliza) Gaiotto Corradi para o plantio de mudas de árvores nativas ao redor da nascente no Residencial Sebastiani, localizado em frente à escola Adelaide.

 

Essa ação tem como objetivos:

  • Conscientizar a respeito da preservação desse bem tão valioso;
  • Conhecer a importância das espécies arbóreas existentes é fundamental para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais;
  • Compreender que o desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade;

    Portanto, o dia 21 de setembro deve ser um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia, além de ser um ato simbólico de plantar árvores deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. Deve haver também a conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

 

Curiosidades

    Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente, na região norte é a Castanheira; no Nordeste é a Carnaúba; já no Centro-Oeste é o Ipê amarelo; no Sudeste é o Pau-brasil e no Sul a Araucária.

392 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.