Saúde - Quinta-feira, 16 de Novembro de 2017

Escolas do Ensino Fundamental recebem visita e orientação de dentista

Além de palestras educativas, escovação supervisionada e aplicação de flúor, os alunos ganharam um kit individual

De agosto a outubro, as dez escolas de ensino fundamental do município de Cerquilho receberam a visita da cirurgiã dentista Vivian Nunes Scudeler do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura.

Durante os encontros, as crianças participaram de uma atividade educativa em forma de bate papo sobre a saúde da boca e, em seguida, colocaram em prática a escovação sob supervisão. Foram distribuídos gratuitamente 4.108 kits com uma escova, uma pasta e um fio dental.

Foram realizados ainda exames clínicos em campo e a aplicação tópica de flúor. Os alunos que apresentaram a necessidade de tratamento receberam um encaminhamento por escola para serem atendidos no CEO.

Ao todo, 3.128 alunos participaram das atividades e 980 participaram somente da atividade educativa por terem esquecido de levar a autorização do responsável ou terem faltado no dia da escovação. Assim sendo, pedimos a atenção aos pais nas agendas das crianças para os recados e as autorizações das próximas ações.

Deste total de crianças que participaram, 825 casos precisaram ser encaminhados ao serviço do CEO – CIS, esse número corresponde a 27% dos alunos atendidos.

Conforme a avaliação da Dra. Vivian, as enfermidades mais comuns observada no ensino fundamental I (1º ao 5º ano) é a doença cárie, já no fundamental II (6º ao 9º ano) é mais frequente a gengivite (inflamação da gengiva).

No ensino fundamental I foram 1.966 crianças participantes e dessas 599 terão encaminhamento, ou seja, 30,5%. Já no fundamental II foram 1.162 alunos e destes 226 receberão encaminhamento (19,5%) (gengivite não foi contabilizada, por isso, a porcentagem menor de encaminhamento).

A Dra. Vivian destaca a importância desse projeto nas escolas “agora que conhecemos de perto a real demanda do município, iremos trabalhar com o objetivo de suprir essas necessidades, sempre com o foco na prevenção e na multidisciplinaridade. Aproveitamos para deixar aqui o agradecimento a Secretaria de Educação pela parceria e receptividade neste projeto”, conclui.