Educação - Quarta-feira, 29 de Novembro de 2017

Cerquilho avança mais um passo na inclusão social

Nos dias 27 e 28 de novembro, a Prefeitura de Cerquilho avançou mais um passo na inclusão social dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica Especial José “Bepe” Módolo.

Durante toda a semana, estão sendo realizados os Jogos Escolares Infantis entre as unidades municipais, e os alunos da EMEBE participaram no vôlei e futsal.

Essa inclusão foi possível graças ao projeto Saque Inicial que foi lançado em 5 de setembro, onde alunos da EMEBE passaram a treinar vôlei duas vezes por semana no Ginásio Municipal Mário Pilon, com o professor da SETUL, Eduardo Pivetta. Os estudantes participaram também de treinamentos de futsal no Ginásio Municipal Luiz Peev, com o professor Diego Oliveira.

Apesar dos estudantes terem aulas regulares de educação física com a professora Keila Coan Santarém dentro da escola e já praticarem esses esportes, a experiência de treinar em um ginásio com medidas oficiais garante a eles mais inclusão, como destaca a professora “é nítida a alegria e a evolução deles após o projeto, eles conquistaram o sentimento de equipe e compreenderam que sozinhos não fazem nada dentro do campo/quadra, alguns deles até já emagreceram graças ao aumento da prática esportiva, melhorando também a autoestima e a saúde”, comenta.

O professor Eduardo também observou essa evolução ao longo dos dois meses de projeto, “nesse pequeno prazo de tempo que começamos a treinar eles já compreenderam as regras e reconheceram bem o espaço, fiquei surpreso com a evolução deles, tem sido uma troca de ensinamentos muito legal”. Para o ano que vem, a Prefeitura está programando novas experiências em competições para os alunos, inclusive, com escolas de outras cidades.