Saúde - Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2017

Cerquilho promove semana de prevenção contra a AIDS

Mais de 250 exames foram realizados ao longo das atividades

A Prefeitura de Cerquilho através da Secretaria da Saúde e Promoção Social e a Vigilância Epidemiológica realizaram diversas ações de orientação e conscientização sobre o HIV/AIDS e a Sífilis de 22 de novembro a 1º de dezembro.

As atividades tiveram início na quarta-feira (22), com a realização de testes rápidos na Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana no Barreiro Rico, no dia 23 de novembro foi feito atendimento no Lar Pietá.

No sábado, dia 25 de novembro, das 8h às 12h, tivemos uma grande ação no Convívio, oferecendo testes rápidos para todos que se interessassem e, por fim, no dia 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional de Luta Contra a HIV/AIDS, todas as unidades básicas de saúde, o CAPS e a Policlínica realizaram um mutirão de exames.

Ao longo da Campanha, foram realizados 252 testes rápidos para detecção do HIV/AIDS e da Sífilis, nenhum deles deu positivo para HIV e 10 deram positivos para a Sífilis (doença sexualmente transmissível), esse pacientes receberam todas as orientações a respeito do tratamento e dos cuidados necessários.

O preconceito e o medo das doenças acabam por afastar as pessoas do debate, dos cuidados de prevenção e do próprio exame, no entanto, o diagnóstico precoce é essencial para o paciente alcançar boa qualidade de vida e não transmitir a doença para outra pessoa. O exame é muito simples e acontece através da punção digital, a famosa “picada no dedo”, o resultado sai em 15 minutos!

Tire suas principais dúvidas sobre o HIV/AIDS

1.    O que é o HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

2.    Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS?!

Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste regularmente e se proteger em todas as situações.

3.    Como se pega o HIV?

O vírus HIV é transmitido por meio da relação sexual (vaginal, anal ou oral) desprotegida (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes contaminados e de mãe soropositiva (sem tratamento) para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

4.    Qual é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus HIV?

O meio mais simples e acessível de prevenção ao HIV é o uso de preservativos masculino e feminino no ato sexual seja ele anal, vagina ou oral.

5.    O posto de saúde disponibiliza camisinha masculina e feminina? Onde posso encontrar?

Os preservativos masculinos e femininos são distribuídos gratuitamente em unidades de saúde e também estão disponíveis para compra em estabelecimentos da iniciativa privada, como farmácias e drogarias.

6.    O HIV tem cura?

Ainda não há cura para o HIV, mas há muitos avanços científicos nessa área que possibilitam que a pessoa portadora do vírus tenha uma qualidade de vida.

7.    Quais são os sintomas do HIV?

Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da AIDS, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV - tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Esse período varia de 3 a 6 semanas. O organismo leva de 8 a 12 semanas após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebido. Caso haja suspeitas de infecção pelo HIV, procure uma Unidade de Saúde mais próxima e realize o teste.

8.    Onde fazer o exame para saber se tenho HIV/Aids?

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de outras infecções sexualmente transmissíveis e, nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, assim como nas Unidades Básicas de Saúde.

9.    Mesmo não havendo ejaculação na relação sexual, é possível transmitir ou contrair o vírus?

O líquido que é expelido antes da ejaculação pode ter um pouco de sêmen, por isso, o contato com o pênis, mesmo sem penetração, pode apresentar risco de transmissão do vírus, caso um dos dois seja portador do HIV.

10.     É possível contrair o vírus com beijos?

Não se contrai HIV pelo beijo, porém, podem ser transmitidas doenças como gengivite, a herpes, a mononucleose e até o condiloma acuminado (HPV), caso a pessoa infectada apresente lesões na garganta ou na boca.

11.    É possível, sendo menor de idade, realizar o teste para saber se tenho HIV sem a presença dos meus responsáveis?

O estímulo ao diagnóstico precoce da infecção pelo HIV é uma prioridade para o Ministério da Saúde. Desta forma, o acesso ao exame é um direito de todas as pessoas independentemente de sua idade.

O Ministério da Saúde recomenda que:

- quando se tratar de criança (0 a 12 anos incompletos), a testagem e entrega dos exames anti-HIV só deve ser realizada com a presença dos pais ou responsáveis;
- quando for adolescente (12 a 18 anos), após uma avaliação de suas condições de discernimento, fica restrito à sua vontade a realização do exame, assim como a participação do resultado a outras pessoas.

12.    Tem como pegar HIV pela picada de um mosquito?

A transmissão do vírus HIV não é possível por mosquitos. Não há relato de que alguém foi contaminado e tenha desenvolvido aids em função de picadas de mosquitos.