Educação - Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

54 alunos de Cerquilho são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Os alunos cerquilhenses conquistaram para o nosso município um total de 54 medalhas, sendo que destas 09 são de ouro, 27 são de prata e 18 são de bronze

Foi com enorme satisfação que a Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou no dia 07 de dezembro a cerimônia de entrega das medalhas e certificados aos alunos de nosso município medalhistas de ouro da 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Em 2017, sete Unidades Escolares de Cerquilho participaram da 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, as quais conquistaram para o nosso município um total de 54 medalhas, sendo que destas 09 são de ouro, 27 são de prata e 18 são de bronze. Na prova da 20ª OBA, que foi realizada em 20 de maio, participaram 661.359 alunos distribuídos por 7.294 escolas em todo o país.

Estiveram presentes na Cerimônia de Premiação o prefeito Aldo Sanson, o secretário de educação Waldivino Grisotto, professores, alunos participantes, pais, supervisores de ensino, orientadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e coordenadores.

Parabenizamos, mais uma vez, a todos os alunos, professores e escolas pela dedicação e pelos excelentes resultados obtidos na 20ª OBA.

Medalhistas de ouro

Os alunos medalhistas de ouro em Cerquilho foram: Breno Nicoletti da EMEF Prof. João Toledo, Ana Clara Foltran Scudeler da EMEF Profª Lavínia Rodrigues Sanson e Marilia Gabriela Vieira Betzler, Maria Valentina Dedino e Silva, Matheus Alves da Silva, Samira Gato, Julia Helena Ferreira Gomes, João Paulo Camargo Rosendo e Alana Pereira Kubiça da EMEF Padre Júlio Prestes Holtz.

Medalhista de prata

Na EMEF Prof. João Toledo os alunos que conquistaram o segundo lugar foram: Izabely Julio Berton, Rafael Juliani Diehl, Vinicius Machado Daros, Isabelly Vignali da Silva, Yasmin Paulichi Almeida e Gessica dos Santos Bispo. Já na EMEF Padre Júlio Prestes Holtz os medalhistas de prata foram João Octavio Gonçalves Ursino, Luiz Gustavo Ribeiro e Yago Pereira Tavares. O Vitor Canssi e Lima da EMEF Profª Lavínia Sanson levou a prata para casa, assim como a Vitoria Santos Lobo e a Sofia Malvezzi Doine do Colégio Gradual e o Davi Lara Mayoral da EMEF Profª Lázara Sabatini.

Já na EMEF Profª Marina Gaiotto os alunos que conquistaram o segundo lugar foram: Marcia Vitoria Felix Machado, Julia Moutinho Ferreira, Carlos Henrique de Almeida Hernandes, Stefany Aparecida Antunes, Yury Evaristo Rocha Santos, João Pedro Fogaça Barbosa, Ana Clara Gregorio Dias, Ana Maria Lopes Simão, Ketley Kesia de Lima Medeiros, Kayo Henrique Camargo Andrade, Matheus Nunes Prudencio, Luiz Fernando Santos Saldanha, Leticia Vitoria Arantes Soman e Bruno Vieira Claudino.

Medalhistas de bronze

Levaram a medalha de bronze para casa a Rebeca Borges Cesar, Mayara Soares da Costa e Beatriz Sanches da EMEF Prof. João Toledo. Na EMEF Luigi Luvizotto, os alunos medalhistas de bronze foram Maria Helloa Soledade Santana, Maysa Ferreira Panzarini e o Breno Pessuti de Oliveira. Ana Luiza da Costa Martins, Aline Teles Vieira, Vinicius Viana de Souza e Isaac Silverio Pereira da EMEF Padre Julio conquistaram o terceiro lugar.

Na EMEF Profª Marina Gaiotto, o Arthur Inacio Vieira, o Kauan Nogueira Fernandes, o John Luiz Martins e a Maria Eduarda Fernandes levaram a medalhas de bronze para casa. O aluno João Vitor Gaiotto Gomes do Colégio Gradual e o João Gabriel Donadon Casarini, o Diogo Cisotto Pascoli e o Alexandre Montoro Temporim da EMEF Profª Lavínia Sanson fecham nossos medalhistas de bronze no 20º OBA.

Sobre a Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A OBA é organizada, anualmente, por uma comissão de Astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Esta Olimpíada é realizada em todo o Brasil, envolvendo alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas e tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

A OBA mobiliza um mutirão nacional, com a participação dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Cerquilho na OBA

De 2008 a 2016, o número de escolas participantes desta olimpíada em nosso município mais que triplicou. Com relação aos alunos participantes, o resultado foi mais expressivo ainda, saltando de 164 alunos em 2008 para 2.007 alunos em 2016.

Tem-se que a participação de alunos e alunas é muito similar ao longo destes anos, demonstrando que o gênero feminino apresenta o mesmo interesse que o gênero masculino pela área de Astronomia e Astronáutica, o que altera o tradicional cenário de envolvimento masculino neste campo das Ciências Exatas.

Tais dados mostram um grande comprometimento das escolas, que vêm desenvolvendo um grande trabalho no sentido de estimular a participação dos alunos, despertando o interesse dos mesmos pelo conhecimento científico nesta área da ciência.

Cabe destacar que o município de Cerquilho participa da OBA há muitos anos, de modo que até já teve, em 2008, um aluno destaque em nível nacional, que obteve excelente resultado na prova de Nível 3 (Ensino Fundamental II) e ficou entre os 60 melhores alunos do país.

CONFIRA TODAS AS FOTOS DA CERIMÔNIA EM: https://www.cerquilho.sp.gov.br/album-de-fotos/foto/34/cerimonia-de-premiacao-da-20-olimpiada-brasileira-de-astronomia-e-astronautica/