Administração - Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018

Parceria entre Prefeitura e Cipatex otimiza serviços na Recerq

Em oito meses, ganho dos cooperados aumentou 40% e gastos com insumos e manutenção foram reduzidos em mais de R$ 150 mil

Firmada em maio de 2017, uma parceria entre o Grupo Cipatex e Prefeitura de Cerquilho tem feito a diferença na Cooperativa de Reciclados de Cerquilho (Recerq). Com a disponibilização de dezenas de funcionários voluntários (de diversos setores como contábil, jurídico, assistência social, marketing e manutenção), o grupo Cipatex passou a oferecer assessoria técnica à Cooperativa e aos seus cooperados. Já a Prefeitura, por intermédio da Secretaria do Trabalho e Garagem Municipal, passou a acompanhar melhor a aquisição e utilização de materiais enviados para viabilizar a coleta, separação e venda dos materiais coletados.

Em 8 meses, os resultados positivos podem ser notados e contabilizados. Além da melhoria da coleta, houve também a redução do consumo de óleo diesel pelos caminhões e economia na compra de sacos verdes e com a manutenção do maquinário utilizado pela cooperativa. A diferença em relação ao valor gasto em 2016 chegou a R$ 155 mil.

Mas, a principal mudança que já começa a ser sentida é na melhoria da qualidade de vida dos cooperados, que tiveram aumento no rateio da venda dos materiais recolhidos e selecionados. Em 2016, segundo relato dos próprios trabalhadores, o valor recebido por um mês de trabalho era de aproximadamente R$ 650. A média salarial em 2017 subiu para R$ 914,00.

“Estamos satisfeitos com os resultados, mas sabemos que ainda é possível evoluir sob todos os aspectos como: aumentar a coleta, conseguir melhores preços nas negociações e melhorar as condições de trabalho para todos os cooperados. Com apoio total que a prefeitura vem dando ao projeto, creio que em médio prazo nossa cooperativa será referência no Estado de São Paulo”, comentou o presidente do Grupo Cipatex, Marcelo Nicolau.

Já o Prefeito Aldo Sanson reafirmou seu compromisso de apoiar o projeto e investir na Cooperativa. “Nosso objetivo é o mesmo do Grupo Cipatex, ou seja, transformar a Recerq em uma das melhores cooperativas do Estado. Esta semana mesmo, vou solicitar ao departamento de obras que inicie reformas nos sanitários usados pelos cooperados. Também estamos estudando alternativas para melhorar ainda mais a coleta do reciclado no município”, enfatizou o prefeito.