Cultura - Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2018

Cerquilho recebe espetáculo “Rua sem saída”

A apresentação acontecerá no dia 18 de fevereiro de 2018, na Praça da Bíblia, às 16h

A Prefeitura Municipal de Cerquilho juntamente com o Grupo Teatral “Gente de Quem?” têm a honra de receber em nossa cidade o grupo Nativos Terra Rasgada com o Espetáculo: “Rua sem saída”, aprovado pelo  Edital PROAC nº 09 de Circulação de Teatro de Rua, que será apresentado no dia 18 de fevereiro de 2018, na Praça da Bíblia, às 16h.

Espetáculo

O espetáculo fez parte de um projeto intitulado Rua sem Saída, que incluía a produção, dramaturgia, figurinos, e todas as etapas de criação de uma peça teatral, além de um livro “Rua sem Saída – caderno de registros e processos de trabalho do grupo teatral Nativos Terra Rasgada”. O material foi produzido com financiamento da Lei de Incentivo à cultura – LINC de Sorocaba no ano de 2014.

O Projeto recebeu financiamento para ser produzido e apresentado doze vezes em doze bairros de Sorocaba: Jardim Gutierres, Vila Carvalho, jardim Ipiranga, Vila dos Dalmatas, Maria Eugênia, Vitória Régia, Vila Assis, Jardim Abaeté, Jardim Nova Esperança, Jardim Iporanga e Aparecidinha. Depois de cumprir estes espetáculos do edital da LINC, Rua sem Saída se apresentou pelo projeto Vivas da Prefeitura da cidade. Fez centro e parque da Vila Formosa.

Rua sem Saída foi apresentada aproximadamente 60 vezes em mais de 20 cidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Acre. Participou de festivais como Mativas de Teatro de Rua em Rio Branco e Plácido de Castro/AC 2015, Décima Mostra de Teatro de São Miguel Paulista em São Paulo/SP 2015, Festival de Teatro de Rua de Teresópolis/RJ 2016, Mostra de Teatro Trupe Olho da Rua 2016 em Santos/SP, Festival de Teatro de Cerquilho/SP 2016 Festival de teatro de Pilar do Sul/SP 2017, Festival Coletivo CÊ de Teatro em Votorantim/SP 2017.

Agora, foi contemplado pelo Edital PROAC nº 09 de Circulação de Teatro de Rua percorrendo 14 cidades do Estado de São Paulo: Bebedouro, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Cerquilho, São José dos Campos, Jacareí, Caraguatatuba, Guarujá, Santos, Francisco Morato, Osasco, Suzano, Poá e Sorocaba.

O Grupo

Criado em janeiro de 2003, com a perspectiva de ser um grupo de pesquisa em teatro popular, o Nativos Terra Rasgada logo encontrou elementos que fundamentam seu trabalho: a verve cômica — com forte cunho político e social — e a rua como espaço de representação foram rapidamente agregados às características do coletivo.

Em pouco tempo passou a ter protagonismo na região, não apenas pela criação de montagens ricas no material popular, mas também por sua capacidade em organizar certames de teatro de rua, realizando mostras nacionais anualmente e promovendo o XVI Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR 2015.

Atualmente, contam em seu repertório com três espetáculos principais: (1) Rua sem Saída, (2) Ditinho Curadô e (3) Alegria: O Auto do Circo. Com ações paralelas, ainda figuram montagens de cinco espetáculos infantis: Leituras de João e Maria, As Aventuras de Jonas, A Última Fonte, Aventuras de Palhaço e Músicas de Estimação. Em seu elenco, nove integrantes, três mulheres e seis homens, todos atuam, tocam e cantam.

Coordenação de pesquisa e direção geral – Flávio Melo

Dramaturgia – João Bid