.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A visita fez parte da programação de atividades do Projeto “Cientistas do Amanhã” em comemoração ao Dia Mundial da Água
No dia 08 de março de 2018, os alunos do 5º Ano Integral da EMEF. Luiza (Eliza) Gaiotto Corradi visitaram a Nascente Modelo do município de Cerquilho, localizada no Residencial Sebastiani, e realizaram diversas investigações no local.
A visita fez parte da programação de atividades do Projeto “Cientistas do Amanhã” em comemoração ao Dia Mundial da Água e foi monitorada pela Professora de Ciências Mariana Fernandes de Britto Costa, que orientou os alunos.
Durante a visita, com a ajuda da professora, foram feitas análises tais como: avaliação das condições climáticas, da temperatura do ar e da água; observação das condições da mata ciliar, da transparência da água, da presença de espumas e de lixo flutuante; investigação da existência de cheiro ruim, de material sedimentável e de peixes na água; observação da presença de larvas, vermes e conchas no entorno da nascente e, por fim, medição do potencial de hidrogênio (pH) da água deste corpo hídrico.
Além das referidas avaliações, foi realizada a coleta de uma amostra de água, que foi encaminhada ao laboratório do Serviço Autônomo de Água de Esgoto de Cerquilho (SAAEC) para a execução de análises mais precisas, dentre elas, a contagem de coliformes fecais (bactérias presentes, em abundância, no intestino de animais de sangue quente - boi, porco, cachorro, gato, homem, etc).
Vale destacar que os estudantes participaram de forma muito proativa da atividade de campo, realizaram com muito interesse as investigações propostas pela professora e fizeram apontamentos de grande relevância para a melhoria da qualidade da água da nascente.
A Prefeitura de Cerquilho parabeniza todos os responsáveis pelo planejamento e execução desta importante visita e acredita, fortemente, que propostas de trabalho cujo foco é o protagonismo juvenil são fundamentais para a formação de cidadãos mais críticos, reflexivos e conscientes do ponto de vista socioambiental.
.
.
.
.