Educação - Quinta-feira, 05 de Abril de 2018

Alunos de 6º ao 9º anos participam de processo seletivo do projeto “Cientistas do Amanhã”

Ao todo 35 alunos foram selecionadas para participar do projeto

No período de 27 de fevereiro a 1º de março de 2018, a Comissão Avaliadora do Projeto “Cientistas do Amanhã” realizou, pela manhã e à tarde, a seleção dos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) interessados em participar do referido projeto.

O processo seletivo foi feito no laboratório de Ciências da EMEF. Prof. João Toledo, onde foi aplicada, aos alunos pré-selecionados pelas escolas, uma dinâmica de grupo (avaliação não escrita) com o propósito de abranger e oportunizar estudantes com diferentes habilidades.

Para a execução da dinâmica, os estudantes foram divididos em grupos (de 2 a 5 integrantes), que receberam um kit científico com 3 tubos de ensaio: um contendo solução aquosa de bicarbonato de sódio, outro com água e um último com vinagre de álcool. Além disso, cada grupo recebeu um par de luvas, uma estante de tubos, bastões de vidro, contas gotas e um recipiente de vidro contendo extrato aquoso de repolho-roxo, além de papel toalha e um bloco de notas.

Cabe destacar que não foi dada nenhuma orientação aos estudantes durante a aplicação da dinâmica e estes não sabiam quais eram os produtos químicos entregues a eles, sendo que o principal objetivo da atividade era despertar nos alunos a autonomia para experimentar e construir os próprios saberes científicos, com base em objetos e produtos desconhecidos. Sendo assim, não havia uma resposta certa e nem um caminho esperado para encontrar respostas.

A avaliação dos estudantes foi feita com base nos seguintes critérios: resiliência, criatividade, trabalho em equipe, iniciativa, autonomia e liderança, os quais foram analisados, detalhadamente, por uma banca avaliadora, constituída por seis Professores de Ciências da Rede Municipal de Ensino.

Vale ressaltar ainda que 60 alunos, 21 da turma da manhã e 39 da tarde, do 6º ao 9º anos, participaram da seleção com o propósito de conquistar uma das 35 vagas disponíveis do projeto (manhã – 25 vagas e tarde – 10 vagas). Outros 15 alunos, que venceram a 3ª Feira Municipal de Ciência no ano passado, garantiram automaticamente uma vaga no projeto.

A Prefeitura de Cerquilho parabeniza os estudantes pela participação neste processo seletivo e pela iniciativa de lutar por seus interesses, afinal, como disse C.S. Lewis: “Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos incríveis.”