Administração - Segunda-feira, 09 de Abril de 2018

Prefeito prestigia inauguração do novo Hospital Regional de Sorocaba

Construído às margens da rodovia Raposo Tavares - km 106, o novo local irá atender 48 municípios da região, em casos de média e alta complexidade

No dia 31 de março, o Prefeito Aldo Sanson prestigiou a inauguração do novo Hospital Regional de Sorocaba, construído às margens da rodovia Raposo Tavares - km 106, o novo local irá atender 48 municípios da região, em casos de média e alta complexidade.

O novo Hospital Regional de Sorocaba vai oferecer serviços como neurocirurgia, cirurgia cardiovascular adulto e infantil e ortopedia, além de apoio a emergências e trauma. A Unidade, primeira do Estado construída por meio do modelo de PPP (Parceria Público-Privada).

Inicialmente, o hospital prestará atendimento ambulatorial aos pacientes, nas especialidades de cirurgia geral, cirurgia plástica, ortopedia, urologia, anestesiologia, cardiologia clínica, fisioterapia e reabilitação. Somente neste ano, a unidade deverá realizar 1.000 internações clínicas, 3.000 internações cirúrgicas, 1.200 cirurgias ambulatoriais e 20 mil atendimentos médicos e multiprofissionais em nível ambulatorial e de urgência.

O hospital tem 27 mil m² de área construída e possui alto grau de resolutividade e grande capacidade de atenção às urgências. A previsão é de que, quando estiver funcionando em plena capacidade, o hospital realize por ano 12.000 internações, 6.000 cirurgias, 4.000 consultas e realizar 25 mil exames especializados. Como toda nova unidade de saúde, a implantação dos serviços é feita gradativamente, por etapas.

Com investimento de R$ 270 milhões, dos quais 40% provenientes da Construcap, empresa parceira, a nova unidade oferece 260 leitos, dos quais 144 de internação, 96 de UTI e 20 de cirurgia ambulatorial. Conta ainda com ambulatório de especialidades médicas, centro de reabilitação e fisioterapia, serviço de diagnósticos clínicos e por imagem e setor de urgência e emergência.

Do total investido, 60% foram provenientes do governo do Estado, por meio de empréstimo via BNDES, e 40% pelo parceiro privado. O Hospital Estadual de Sorocaba funcionará 24h e suas unidades de emergência vão atender adultos e crianças.