Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 13 de Abril de 2018

Prefeitura de Cerquilho, Senai e Sebrae oferecem cursos de costura

Prefeitura de Cerquilho, Senai e Sebrae oferecem cursos de costura

Uma parceria entre a Prefeitura de Cerquilho, o Senai e o Sebrae irá oferecer cursos gratuitos de costura de roupas nos meses de abril e maio. Ao todo serão três turmas: uma para o curso de costura de roupas fitness, lingerie e moda praia e outras duas para o curso de calça e bermuda masculina.

Conhecido como Programa SuperMEI, e tendo como público alvo dos cursos são empreendedores e microempreendedores, trata-se de um conjunto de cursos e soluções gratuitos quem já é Microempreendedor Individual ou que pretende abrir seu negócio em breve, estar preparado para se destacar no mercado.

São três cursos simultâneos, em que você aprenderá a fazer seus controles financeiros, aprimoramento técnico em uma atividade relacionada ao seu negócio e conceitos básicos de marketing para vender mais. Além disso, os Microempreendedores Individuais (MEIs) que concluírem os cursos do Programa poderão solicitar um financiamento a juros zero (consulte a disponibilidade, regras e condições do Programa Juro Zero Empreendedor).

O curso de costura de roupas fitness, lingerie e moda praia terá carga horária de 88 horas, com aulas de 24 de abril a 25 de maio, das 18h às 22h. Já o curso de calça e bermuda masculina conta com 80 horas de carga horária e terá a oferta de duas turmas, uma de 18 de maio a 20 de junho das 13h às 17h e outro de 28 de maio a 28 de junho, das 18h às 22h.

Todos os cursos serão ministrados no Centro de Formação Profissional Eliana Saconni Ruy Sanson. Para mais informações sobre inscrições, entre em contato através do (15) 3284-5767 ou pessoalmente na Avenida Corradi II, 380 – Centro. As vagas são limitadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Costura de Roupas Fitness, Lingerie e Moda Praia

• Técnicas de regulagem de pontos de acordo com as características da máquina e do tecido a ser costurado.
  • Técnicas de aplicação de viés de tecido malha com acessórios na máquina galoneira.
  • Técnicas de aplicação do elástico bipartido (elástico México) feito em máquina overloque.
  • Técnicas de regulagem da tensão do elástico na máquina zero max.
  • Técnicas de aplicação e elástico com 0,7 cm de largura, feito na máquina zero max.
  • Técnicas para rebater elástico com largura de 0,7 cm feito na máquina galoneira.
  • Técnicas de fixação de elástico de 2,5 cm feito em máquina overloque.
  • Adequação de maquinário ao tecido.
  • Adequação de linha e/ou fio ao tecido.
  • Adequação agulha ao tecido.
  • Elaborar sequência operacional de produtos.
  • Preparação, montagem e acabamento do modelo Top com recortes.
  • Preparação, montagem e acabamento do modelo Legging com elástico no cós.
  • Preparação, montagem e acabamento do modelo Calcinha.
  • Preparação, montagem e acabamento do modelo Sutiã.
  • Preparação, montagem e acabamento do modelo Biquini.
  • Preparação, montagem e acabamento do modelo Maiô.
  • Preparação, montagem e acabamento do modelo Sunga.
  • Utilizar procedimentos de saúde e segurança.
  • Aplicar normas ambientais na coleta seletiva e no descarte de materiais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Costura de Roupas Calça e Bermuda Masculina

• Técnicas de costura de bolso faca.
  • Técnicas de costura de bolso tipo “jeans” com bolso relógio.
  • Técnicas de costura de bolso com lapela.
  • Técnicas de costura de bolso fole com lapela.
  • Técnicas de costura de bolso embutido.
  • Técnicas de fixação de zíper.
  • Técnicas de fixação de elástico em máquina overloque.
  • Técnicas para rebater elástico em máquina elastiqueira.
  • Técnicas de fixação e acabamento de cós.
  • Técnicas de caseado feito em máquina caseadeira.
  • Técnicas para fixar botão em máquina botoneira.
  • Técnicas de reforço e acabamento feito em máquina travete.
  • Costuras de preparação, montagem e acabamento do modelo Calça com pala e 5 bolsos.
  • Costuras de preparação, montagem e acabamento do modelo Calça com bolso faca e bolso embutido.
  • Costuras de preparação, montagem e acabamento do modelo Calça com recortes e bolso embutido na lateral.
  • Costuras de preparação, montagem e acabamento do modelo Bermuda com recortes e elástico na cintura.
  • Costuras de preparação, montagem e acabamento do modelo Bermuda com bolso fole com lapela e elástico na cintura do traseiro.
  • Adequação de linha e/ou fio ao tecido.
  • Adequação de agulha ao tecido.
  • Elaborar sequência operacional de produtos.
  • Utilizar procedimentos de saúde e segurança.
  • Aplicar normas ambientais na coleta seletiva e no descarte de materiais.