Saúde - Quinta-feira, 03 de Maio de 2018

Prefeitura de Cerquilho informa sobre Febre Maculosa (Febre do Carrapato)

Saiba quais são os sintomas, cuidados, como ocorre a transmissão e o tratamento da doença

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde e Promoção Social e do Setor de Zoonoses, informa sobre a Febre Maculosa ou Febre do Carrapato.

Trata-se de uma doença febril aguda transmitida por carrapatos que são conhecidos popularmente como carrapato estrela ou micuim. Nas cidades do interior paulista o mais frequente é Amblyomma sculptum, enquanto que na região Metropolitana de São Paulo, o mais comum é Amblyomma aureolatum.

A transmissão da doença ocorre através do carrapato infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii que é encontrada no sangue dos animais, como: capivara, cavalo, boi, cão, coelho, ave, etc. Para ocorrer a transmissão é preciso que o carrapato fique aderido à pele, ou seja, fique “sugando” por um período de 4 a 6 horas. O micuim (larva do carrapato estrela) também pode transmitir a doença.

Atente-se para os sintomas que surgem de 2 a 14 dias após o contato com o carrapato infectado:

- febre alta

- dor de cabeça

- calafrios

- manchas avermelhadas (pontinhos avermelhados na palma da mão e na sola do pé)

- dores no corpo (principalmente nas costas e barriga da perna)

- olhos irritados

*Em casos graves ocorre comprometimento do sistema nervoso central, dos rins e pulmões, e lesões vasculares, podendo levar à morte.

Ao encontrar o carrapato aderido à pele, são necessários certos cuidados para retirá-lo:

- não espremê-lo com as unhas para não se contaminar

- não encostar objetos aquecidos (fósforo, cigarro, agulha) no carrapato

- retirá-lo com calma através de leves torções com uma pinça para liberar peças bucais.

Proteção Individual:

- evitar caminhar, sentar, deitar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos

- evitar caminhar em áreas com a presença de capivaras

- caso seja necessário frequentar essas áreas, utilizar calça comprida com a parte inferior no interior da bota de cano alto, utilizar fita adesiva ou dupla face entre a calça e a bota, aconselha-se roupas claras para visualização do carrapato.

- é preciso vistoriar o corpo minuciosamente a cada 2 a 3 horas à procura do carrapato. Prestar atenção ao MICUIM (forma jovem do carrapato) que é mais difícil de achar.

Prevenção ambiental:

- Rotação de pastagem para equinos

- Roçar pasto rente ao solo, nos meses de verão.

- Manter os cães, cavalos e outros animais livres de carrapatos.

- Evitar que os cães frequentem as margens do rio, principalmente, onde têm capivaras.

Tratamento

O encaminhamento médico é fundamental. A Febre Maculosa, se não tratada, pode levar à morte. Ao sentir dores de cabeça, dores no corpo e febre moderada ou alta, após frequentar locais infestados por carrapatos, procure uma Unidade Básica de Saúde e não deixe de relatar que entrou em contato com carrapato.

Outras informações no site: www.sucen.sp.gov.br, pessoalmente no Setor de Zoonoses, que fica localizado na Rua da Fazendinha, 333 – CIS – Centro – Cerquilho ou pelo telefone 3288-4110 ramal 1316.