Projeto Conhecer para Proteger - Quarta-feira, 09 de Maio de 2018

Pau-Brasil

Vamos protegê-lo!

Pau-Brasil

A quinta espécie a ser divulgada é o PAU-BRASIL. A foto foi tirada pela equipe da Secretaria do Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente, nas proximidades do bairro Recanto do Sol.

O Pau-Brasil, também é conhecido e chamado de arabutã, ibirapiranga, ibirapitá, ibirapitanga, orabutã, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado.

Por mais de 375 anos, o extrativismo do Pau-Brasil aconteceu em todo o país, até que a árvore foi declarada patrimônio nacional em 1978, através da Lei nº 6.607, que ainda estipulou o dia 3 de maio como a data oficial da árvore, que é a única protegida por lei em terras tupiniquins.

Recentemente a espécie Pau-Brasil, que Lamarck denominou Caesalpinia echinata em 1785, foi agora rebatizada com o nome cientifico de Paubrasilia echinata, por apresentar uma linhagem única.

Vamos conhecê-lo para protegê-lo:

• Nome popular: arabutã, ibirapiranga, ibirapitá, ibirapitanga, orabutã, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado.
  • Nome científico: Caesalpinia echinata
  • Espécie Nativa