.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Projeto Conhecer para Proteger - Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Lavadeira-Mascarada

Vamos protegê-la!


Lavadeira-Mascarada

        Seguindo com o Projete “Conhecer para Proteger”, divulgamos hoje a sétima espécie: a Lavadeira-Mascarada. A foto foi tirada pela fotógrafa Tatiane Scudeler.

        O projeto é uma iniciativa que tem como objetivo divulgar no site e nas redes sociais fotos de espécies arbóreas, animais e insetos predominantes do nosso Bioma Mata Atlântica ou que migraram para cá, a fim da população conhecer melhor, se envolver com os cuidados do meio ambiente e ajudar a preservar a natureza.

        Toda semana uma foto tirada em Cerquilho será publicada acompanhada de um resumo sobre a espécie em questão. O projeto também incentiva a população a participar enviando fotos para a SAAMA, pelo e-mail meioambiente@cerquilho.sp.gov.br, para que nossa equipe verifique as informações e também inclua nas divulgações. 

        

        Vamos conhecê-la e protegê-la:

  • Nome popular: Noivinha, Viuvinha
  • Nome científico: Fluvicola nengeta
  • Características: Mede entre 14,5 e 15 centímetro de comprimento. Cabeça, uropígio e partes inferiores brancos. Asas pretas. Risca negra atravessando os olhos. Cauda negra com a ponta branca. Bico negro
  • Habitat: Várzeas e beiras de lagos. Possivelmente originária do Nordeste brasileiro e que teria colonizado recentemente a região Sudeste do país.
  • Alimentação: Alimenta-se de pequenos artrópodes que captura na lama das margens de rios, açudes, brejos e pocilgas, de onde raramente se afasta.
  • Reprodução: Seu ninho é feito de gravetos que são geralmente amontoados em árvores próximas à água. É comum ver estas aves em casais. A postura normal é de três ovos brancos com manchas marrons. O período de reprodução vai de novembro a março podendo produzir até 4 ninhadas. 
  • Estado de conservação: Não se encontra ameaçado de extinção no momento.

 

2208 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.