.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Segurança Pública e Trânsito - Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Polícia Militar dá dicas de prevenção para inibir roubo de celular

Confira as orientações!


Polícia Militar dá dicas de prevenção para inibir roubo de celular

        Celular é o equipamento eletrônico mais subtraído no país; bateu todos os recordes na estatística policial. Da mesma maneira que o mercado legal de telefonia móvel está tremendamente aquecido, o mercado ilegal está pegando fogo, principalmente, pela facilidade em vender a mercadoria roubada ou trocar por drogas.

        O interesse do criminoso aumenta de acordo com o valor do celular.  Portanto, se o leitor é apaixonado por seu aparelho, deve prestar atenção a algumas dicas de segurança:

        Conforme ficam mais populares e caros, os celulares se tornam mais chamativos para a prática de crimes como furto e roubo. E, por mais que o aparelho seja recompensa suficiente, muitas vezes alguns indivíduos têm interesse em roubar dados e informações contidas nos celulares.

        Portanto é necessário procurar meios de proteger e recuperar seu aparelho, ou no mínimo, dificultar a ação de criminosos impedindo-os de obter suas informações. Seguem algumas orientações:

- Fique próximo do aparelho o tempo inteiro. Não o deixe sobre uma mesa ou em um bolso aberto da mochila, por exemplo;

- Não tire o telefone do bolso ou da bolsa em áreas conhecidas por furtos e roubos. Evite mexer no aparelho em locais perigosos;

- Não se ofereça para dizer as horas em locais pouco seguros. Muitos indivíduos perguntam as horas para descobrir se o seu aparelho vale a pena ser roubado.

- Coloque senha, código de bloqueio, ou “desenho” para desbloquear seu celular. Logo após o furto ou roubo, o criminoso terá acesso dificultado a seus dados que poderão ser apagados remotamente por você.

        Importante: Guarde os detalhes do seu aparelho. Faça um registro de todas as informações e guarde-o em um local seguro. Alguns dados importantes (O número do telefone/ O fabricante e o Modelo/ Detalhes visuais/ O PIN ou o código de desbloqueio/ O número IMEI (para celulares GSM) — algumas operadoras são capazes de desativar o aparelho através do uso do número).

        Muitos usuários ainda não sabem a importância do IMEI na redução dos registros de furto e roubo de celular, já que com ele é possível bloquear totalmente o aparelho junto à operadora. O celular é inutilizado, mesmo após a

inserção de um novo chip. Através dessa estratégia, a intenção é inviabilizar o comércio de produtos no mercado negro.

        Mesmo com todos os cuidados, é recomendável que as vítimas não deixem de registrar o boletim de ocorrência, e assim auxiliar a polícia a coibir esse tipo de ação delituosa.

6656 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.