.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Saúde - Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Setembro Amarelo

Prefeitura de Cerquilho realiza capacitação dos profissionais da saúde sobre Prevenção do Suicídio


          No dia 31 de agosto, profissionais da Atenção Básica, da Saúde Mental e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Cerquilho participaram de uma capacitação sobre Prevenção do Suicídio.

          A palestra foi ministrada pelo Dr. Gilberto Gobbato, psiquiatra no Centro de Atendimento Psicossocial de Cerquilho. Ele apresentou para os profissionais participantes quem são os grupos de risco e quais são os sinais/sintomas de pessoas que estejam deprimidas, com depressão e até mesmo com pensamentos suicidas.

          A proposta da capacitação é que esses profissionais sejam agentes multiplicadores de informação e, em seus locais de trabalho, identifiquem pacientes que estejam precisando de ajuda, encaminhando-os, o quanto antes, para os serviços municipais de apoio e tratamento.

Dr. Gilberto Gobbato é psiquiatra formado pela Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em neurologia pela USP e residência médica em psiquiatria pela Universidade de Paris, onde também fez doutorado em psicanálise.  

          Se você estiver passando por problemas, converse com amigos, parentes, procure ajuda médica e especializada!

 

Setembro Amarelo

          Em 2003, a Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, elegendo o nono mês do ano como o mês da luta contra o suicídio e pela valorização da vida. O objetivo da campanha é salvar vidas através da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu.

          O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

 

Você não está sozinho!  

          Além dos serviços oferecidos no sistema de saúde municipal, também existe o Centro de Valorização da Vida (CVV), reconhecido como Utilidade Pública Federal desde a década de 70.

          O CVV é uma organização sem fins lucrativos e filantrópica, que busca dar apoio emocional e prevenção do suicídio para quem precisa. Desde 2015, é possível entrar em contato com eles através do telefone, de maneira gratuita.

          Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 93 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat ou e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 2.400 voluntários, localizados em 19 estados mais o Distrito Federal.

442 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.