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Educação - Terça-feira, 04 de Setembro de 2018

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Cerquilho supera a meta, aumenta nota do Ideb e é destaque no Estado de São Paulo

A cidade ficou em 17º lugar entre os 645 municípios do estado na classificação do Ideb


            O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou os dados do Ideb 2017. O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil.

            Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Cerquilho está na 17ª colocação geral. No Fundamental I (4º e 5º ano) a nota aumentou de 7,1 para 7,6. Já o Fundamental II (8º e 9º ano) foi de 5,7 para 6,0. Em ambos os casos, os alunos cerquilhenses superaram a meta proposta pelo Ideb que era de 6,8 para os anos iniciais e 5,8 para os anos finais.

            As notas de Cerquilho se destacam também nacionalmente, para os 4º e 5º anos, onde os alunos cerquilhenses pontuaram 7,6, a média nacional de escolas municipais públicas foi de 5,5 e privada de 7,1. A cidade das Rosas e dos Tropeiro também ficou a frente da média nacional de escolas municipais públicas do fundamental II, que foi de 4,4.

            Criado em 2007, o Ideb reúne em um só indicador os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

 

Objetivo do índice

            O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

            O índice varia de zero a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

            O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

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