Educação - Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018

Prefeitura de Cerquilho realiza IV Feira Municipal de Ciência

Confira os alunos e projetos vencedores!

Prefeitura de Cerquilho realiza IV Feira Municipal de Ciência

No dia 19 de setembro, aconteceu a IV Feira Municipal de Ciência em Cerquilho, que contou com a exposição dos dez projetos que venceram a fase escolar da Feira nas unidades do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos).

Os alunos foram divididos em categoria I e II, referente ao ano que estão estudando. Os estudantes do 6º e 7º anos são da categoria I e os alunos do 8º e 9º ano são da categoria II.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Aldo Sanson, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade Melissa Sanson, pelo presidente da Câmara Municipal Mauro Frare, pelo vereador Cleiton Scudeler, pelo secretário de educação e cultura Waldivino Grisotto, por professores, orientadores, supervisores, alunos e familiares.

O objetivo da organização da Feira foi estimular nos estudantes o desenvolvimento do pensamento científico, a criatividade, bem como a preocupação com a aplicabilidade da ciência à sociedade.

A fase escolar aconteceu de 20 a 24 de agosto, cada dia em uma escola, com a avaliação de quatro jurados e a eleição dos três primeiros de cada categoria. O primeiro colocado de cada escola expôs o trabalho na Feira Municipal e concorreu a premiação.

Vencedores

Cada um dos dez trabalhos foi avaliado por uma comissão julgadora, que contou com representantes de diferentes setores da sociedade e de acordo com os seguintes critérios: Pensamento científico (20 pontos); Capacidade criativa/ originalidade (20 pontos); Minuciosidade/ habilidade/ capricho (10 pontos); Clareza (10 pontos); Valor espetacular relativo/ bom senso na utilização de recursos (10 pontos) e Relevância social (30 pontos).

Os três primeiros de cada categoria recebeu troféu, medalha e camiseta da feira. Todos os dez grupos, que são vencedores da fase escolar da Feira, ganharam uma excursão ao Museu Cata-vento Cultural em São Paulo e um dia de Sessão Cinema em Boituva.

Confira como ficou a ordem das categorias:

• Categoria I

1º lugar – Projeto Arcondificador - EMEF. Prof. Artur Luiz Gayotto

Equipe: Ana Beatriz Rodrigues da Costa e João Vitor Morais dos Santos

Orientadora: Profª. Stephanie Campos Silva Moreira

2º lugar – Carregador eólico – EMEF Prof. João Toledo

Equipe: Maria Eduarda Crisppi Perizzotto, Maria Eduarda Cavalari, Julia Maria Polli Freitas e Clara Beatriz Mourato da Silva.

Orientadora: Profª. Arlete Aparecida Campana

3º lugar – Reaproveitamento da água da chuva – EMEF Luigi Luvizotto

Equipe: Bianca da Silva Ribeiro e Vitoria Nedrotti

Orientadora: Profª. Mirella Salvestrini Franceschini e Santos

4º lugar – Escavadeira Hidráulica – Profª. Adelaide Tozi

Equipe: Arthur Torres Petniunas Bertanha

Orientador: Prof. Wagner Luís Gaviolli

5º lugar – O labirinto elétrico – EMEF. Profª. Marina B. P. Gaiotto

Equipe: Rebeca Doné Reges

Orientadora: Profª. Samanta Tábata de C. Foltran Costa

• Categoria II

1º lugar – BomAgua – EMEF Prof. Artur Luiz Gayotto

Equipe: João Victor dos Reis, Leticia Pontes Veiga, Cláudia dos Santos Ananias, Gabriel Morais dos Santos

Orientadoras: Profªs. Stephanie Campos Silva Moreira e Mayara Bonifácio Rosa

2º lugar – A força do vento – EMEF Luigi Luvizotto

Equipe: Ryan Gabriel Soares dos Santos, Bruno Minucci, Gabriel Donine Gavino e Robson Gonçalves Martins

Orientadora: Profª. Mirella Salvestrini Franceschini e Santos

3º lugar – Hidro Sustentável – EMEF Profª João Toledo

Equipe: Gustavo Grando Ferraz, Lucas de Jesus Dutra Roberto e Thiago Casagrande

Orientador: Profª. Erika Aparecida Perin

4º lugar – Lupa Web – EMEF. Profª. Adelaide Tozi

Equipe: Ana Alice Monteiro Pereira, Giovana Vitoria Raimundo e Thayla Karoline Viola

Orientador: Prof. Wagner Luís Gaviolli

5º lugar – O metabolismo dos alimentos – EMEF. Profª. Marina B. P. Gaiotto

Equipe: Anna Júlia Calaça Pego, Gabrielly Almeida de Campos, Melissa de Andrade Dias e Matheus da Silva Santos

Orientador: Prof. Carlos Alberto Casarini

Os trabalhos expostos na Feira Municipal foram avaliados pelo Prof. Dr. Luis Felipe Villani Purquério (Professor e pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e parceiro do Projeto “Cientistas do Amanhã”); Me. Carolina Cinto De Moraes (Engenheira Agrônoma, Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical e Doutoranda em Agricultura Tropical e Subtropical, com ênfase em nutrição de plantas); Igor Henrique Carvalho (Coordenador do Projeto Eco-óleo); Tatiane Da Luz Scudeler (Designer Gráfico, Fotógrafa e Diretora do Jornal Folha de Cerquilho) e Guilherme Dias (Jornalista, Apresentador e Repórter da TV Faster).

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura, parabeniza a todos os participantes desta belíssima e promissora iniciativa, principalmente, aos alunos e professores que se envolveram com a proposta e fizeram essa Feira um sucesso.

A Prefeitura acredita que iniciativas como essa, que promovem o desenvolvimento científico, dão ótimos resultados e garantem cidadãos críticos e que se importam com o próximo e o meio ambiente.

Confira todas as fotos do evento, acessando: http://www.cerquilho.sp.gov.br/album-de-fotos/foto/68/iv-feira-de-ciencias-de-cerquilho/