.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Conheça um pouco mais sobre os hábitos desses animais e saiba como prevenir acidentes
Com o aumento das chuvas nos meses de verão (dezembro a março), é comum uma elevação no número de acidentes por animais peçonhentos em relação aos demais meses do ano: cerca de 40% dos acidentes são registrados nestes quatro meses.
Por isso, é importante que nesse período sejam intensificadas as estratégias de prevenção e controle dos acidentes por animais peçonhentos junto à população.
O Setor de Zoonoses de Cerquilho recebe várias reclamações de aparecimento de escorpiões nesse período. São 1.600 espécies catalogadas de escorpiões, mas apenas 25 são venenosas para o homem.
Em Cerquilho, são encontradas duas dessas espécies venenosas: escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e escorpião marrom (Tityus bahienses). Conheça um pouco mais sobre os hábitos desses animais e saiba como prevenir acidentes:
Habitat/alimentação
O escorpião procura locais úmidos e escuros para se instalar. As áreas mais comuns onde o aracnídeo, de hábito noturno, costuma ficar são banheiros, lavanderia, quintal, entulhos de material de construção, telha, lixo e em folhas podadas.
O escorpião se alimenta de pequenos insetos, como cupins, grilos, aranhas e, principalmente, baratas. Ele pode se esconder dentro de calçados, roupas pessoais, lençóis, toalhas de banho, cortinas, tapetes, etc.
Como prevenir acidentes
Atenção
Não existem medidas de controle específicas para o escorpionismo. O ideal é evitar a aparição do animal com medidas preventivas, como as citadas, uma vez que não há veneno 100% eficaz para o extermínio. Muitas vezes o odor do veneno pode apenas forçar o deslocamento do escorpião para outras áreas e até mesmo para dentro da residência.
Como proceder em caso de picada de escorpião
O COMBATE AO ESCORPIÃO É DEVER DE TODOS! SE VOCÊ OU SEU VIZINHO NÃO FIZEREM A SUA PARTE, TODOS SERÃO PREJUDICADOS!
Para outras informações, entre em contato com o Setor de Zoonoses:
Rua da Fazendinha, n° 333 - CIS - Centro
Telefone: (15) 3288-4110 - ramal 1316
.
.
.
.