Educação - Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018

Cerquilho dobra a quantidade de medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

No total foram 118 medalhas:18 de ouro, 47 de prata e 53 de bronze

No dia 21 de novembro, foi realizada a Cerimônia de Entrega das Medalhas e Certificados aos alunos de Cerquilho medalhistas de ouro da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A OBA é organizada, anualmente, por uma comissão de Astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira (AEB). A 21ª edição foi realizada em de maio de 2018 e contou com a participação de 774.232 alunos de todo o Brasil, distribuídos por 8.456 escolas.

De 2008 a 2018, Cerquilho triplicou o número de escolas participantes da OBA. Com relação aos alunos participantes, o resultado foi mais expressivo ainda, saltando de 164 alunos em 2008 para 2.405 alunos em 2018.

Tais dados mostram um grande comprometimento das escolas, que vêm desenvolvendo um trabalho no sentido de estimular a participação dos alunos, despertando o interesse dos mesmos pelo conhecimento científico nesta área da ciência.

Vale destacar que o município de Cerquilho participa da OBA há muitos anos, de modo que teve, em 2008 e 2018, dois alunos destaques em nível nacional, que obtiveram excelentes resultados na prova de Nível 3 (Ensino Fundamental II), ficando entre os melhores alunos do país.

Neste ano, o aluno Breno Pessuti de Oliveira, da EMEF. Luigi Luvizotto, ficou entre o seleto grupo de estudantes brasileiros pré-selecionados para a Fase Online das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2019.

Em 2018, 10 Unidades Escolares de Cerquilho participaram da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, as quais conquistaram para o nosso município um total de 118 medalhas (18 de ouro, 47 de prata e 53 de bronze), mais que dobrando o montante de medalhas conquistadas em 2017 (54 medalhas).

Conheça os medalhistas de ouro:

• EMEF Profª. LAVÍNIA RODRIGUES SANSON

• EMEF Luigi Luvizotto

Eures Noon Silva

Breno Pessuti De Oliveira

A Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria da Educação, parabeniza todos os alunos, professores e escolas participantes da 21ª OBA pelo grande comprometimento e pelos excelentes resultados.

Sobre o OBA

A Olimpíada é realizada em todo o Brasil, envolvendo alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas e conta, principalmente, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), mas também com patrocínios da UNIP, VISIONA e AVIBRAS e tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO EM: https://www.cerquilho.sp.gov.br/album-de-fotos/foto/78/premiacao-oba-2018/