Educação - Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018

Secretaria da Educação realiza Projeto Diversidade Cultural

Secretaria da Educação realiza Projeto Diversidade Cultural

Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com as escolas municipais de Cerquilho, encerrou no dia 20 de novembro o “Projeto Diversidade Cultural”, no Teatro Municipal.

Para enaltecer o encerramento do projeto contamos com as ilustres presenças e apresentações do Coral Laranjalense representado pela Regente Rosana Fortunato e pela Coordenadora Cláudia Martins, Projeto Guri, representado pela Coordenadora Solange Paes e da Pianista, Organista, Violoncelista, Maestrina e Compositora Professora Elidamaris Cortez que organizou um musical com os alunos, apresentação de valsa e coreografia italiana com as professores de artes.

O “Projeto Diversidade Cultural” visa conhecer, trabalhar e explorar a diversidade cultural existente em nosso país, bem como em nossa cidade, proporcionando às crianças o conhecimento de outras culturas, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um.

O projeto foi trabalhado durante o ano letivo, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, por todas as unidades escolares do município de Cerquilho.

Neste ano, priorizou-se o trabalho voltado para a musicalização. Sabemos que a música quando trabalhada no contexto educacional é uma ferramenta de aproximação, pois carrega a cultura de cada povo, mostrando suas diferenças e costumes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e mais crítica, além de possibilitar ao aluno desenvolver a leitura, a fala, a socialização e aprendizagem sobre a diversidade cultural e linguística de diferentes povos.

Sendo assim, ao longo deste semestre, os professores de arte receberam formação em musicalização, com a proposta de inserir seus alunos no contexto musical.

A Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Educação e Cultura, agradece e parabeniza todos os participantes e acredita que juntos construiremos uma sociedade com bases sólidas, justa e fraterna.