.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Educação - Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cerquilho aplica Projeto Xadrez na educação

Aprender brincando significa investigar, resolver problemas, divertir-se e expressar-se pelo corpo e mente


            O projeto surgiu da necessidade de desenvolver as habilidades segundo a Base Nacional Comum Curricular, no campo de probabilidade e estatística, pois o jogo exige o conhecimento de coordenadas (linhas e colunas), no desenvolvimento da noção espacial e lateralidade.

            Inicialmente, o trabalho foi desenvolvido com os alunos nas aulas de educação física com jogos e brincadeiras envolvendo espaços e material reciclável (tampinhas e cones).

            Em seguida, o jogo foi apresentado na reunião de HTPC para os professores, explicando as origens, regras e recebendo apoio do aluno Daniel Lara do 3º ano B que conhecia todas as estratégias. Nesta data foi realizada uma partida coletiva e na reunião seguinte, em duplas.

            Nas aulas de educação física, o professor apresentou as peças para os alunos bem como seu funcionamento no campo de atuação das personagens apresentando-lhes a história do jogo.

A primeira partida foi coletiva usando apenas um naipe, ou seja, os peões, que consiste em aprender a movimentação das peças na diagonal e vertical. Nas aulas seguintes os alunos jogaram em duplas em tabuleiro menor.

            Segundo Roseli Monaco em seu livro Brincar e Aprender, “jogar ensina sobre cooperação, competição, colaboração e empenho. Além disso, as experiências em grupo são essenciais porque é por meio delas que as crianças percebem a visão e os sentimentos dos outros. Esses jogos estimulam ainda as funções simbólicas e conceituais que são pré-requisitos para o sucesso escolar”.

            Aprender brincando significa investigar, resolver problemas, divertir-se e expressar-se pelo corpo e mente.

 

 

 

422 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.