.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
.
Começa nesta quarta-feira, dia 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, destinada a grupos de pessoas mais vulneráveis ao vírus. A mobilização vai até 31 de maio em todo o país.
Em Cerquilho, o atendimento acontecerá nas Salas de Vacinação das Unidades Básicas de Saúde da Família do Di Napoli (das 7h às 17h), do Centro (das 7h às 17h), do Parque Alvorada das (das 7h às 12h e das 14h às 17h) e do Parque das Árvores até o dia 30 de abril (das 7h às 11h e das 12h30 às 16h30).
Conforme definido pela Secretaria Estadual da Saúde, nos primeiros dias da campanha – entre 10 e 19 de abril – serão atendidos os grupos prioritários de crianças, gestantes e puérpera para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
A partir do dia 22 de abril, a vacinação será aberta a todos os grupos prioritários, que são:
✔ Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).
✔ Gestantes: em qualquer idade gestacional.
✔ Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação.
✔ Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
✔ Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas.
✔ Indivíduos com 60 anos ou mais de idade.
✔ Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade: doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológica; diabetes (diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos); imunodeprimidos; obesos; transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras).
✔ Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade.
✔ Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
✔ População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A campanha se concentra neste período do ano porque a queda das temperaturas no outono e no inverno tende a aumentar as aglomerações de pessoas em lugares fechados e sem ventilação. São maiores também os riscos de se pegar a doença, pois a contaminação ocorre principalmente por meio do contato com outras pessoas doentes.
Até março deste ano já foram notificados 232 casos de influenza e a morte de 50 pessoas no país. Alguns estados tiveram que antecipar o início da campanha por causa de surtos imprevistos de gripe.
A gripe diminui a imunidade da pessoa gripada e pode levar a infecções virais ou bacterianas. Em casos extremos, pode levar à morte. É importantíssimo ressaltar que a vacina não causa a gripe, ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.
Confira os endereços dos postos de saúde de Cerquilho que estarão vacinando contra a gripe:
• UBSF CENTRO | Rua da Fazendinha, 93 – Centro | (15) 3284-1677.
• UBSF DI NÁPOLI | Rua Osvaldo Malavazi, 120 - Di Nápoli | (15) 3284-2171.
• UBSF PARQUE ALVORADA | Rua Rio Grande do Sul, 430 – Residencial Parque Alvorada | (15) 3284-5200.
• UBSF PARQUE DAS ÁRVORES | Rua Natale Luvizotto, 280 - Parque das Árvores | (15) 3284-2062
.
.
.
.