Saúde - Quarta-feira, 17 de Abril de 2019

Prefeitura de Cerquilho informa sobre Raiva em bovinos e equinos

Informe-se!

Devido aos casos confirmados de Raiva em bovinos e equinos ocorridos recentemente em municípios que fazem divisa com Cerquilho e, por ser a Raiva uma importante enfermidade que pode trazer graves prejuízos à pecuária e séria consequência à saúde pública de uma região, orientamos sobre as providências que devem ser tomadas por pecuaristas:

1 – Informar na Unidade de Defesa Agropecuária de seu município (na Casa da Agricultura) ou no Escritório de Defesa Agropecuária de Piracicaba a presença de animais com qualquer sinal ou sintoma sugestivo de Raiva (mudança de comportamento, falta de coordenação motora, paralisia, decúbito, morte), evitando o contato com animais que estejam com esta sintomatologia ou pretensamente “engasgados”;

2 – Informar também se está havendo em suas propriedades agressão de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) a seus animais, e também se sabem onde estes morcegos se abrigam;

3 – Fazer a vacinação contra Raiva de bovinos, equídeos, ovinos, caprinos acima de três meses de idade, revacinando-os 30 dias após, e fazendo um reforço anual, principalmente, naquelas propriedades onde há agressão (ataque) por morcegos hematófagos;

4 – Qualquer pessoa que tenha tido contato com animais com esta sintomatologia, informar a UBSF ou Centro de Saúde de seu município;

5 – Tornar um hábito fazer uso da pasta vampiricida nos animais encontrados com marcas de agressão, sempre ao redor da ferida e de preferência ao final da tarde.

*Estas orientações foram fornecidas pelo Escritório de Defesa Animal de Piracicaba (EDA).

A Raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente, pela mordedura e lambedura. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda que apresenta letalidade de aproximadamente 100%. Apesar de ser conhecida desde a antiguidade, continua sendo um problema de saúde pública. Apenas os mamíferos transmitem e adoecem pelo vírus da Raiva.