Administração - Quarta-feira, 26 de Junho de 2019

Prefeito Aldo participa do 1º Seminário de Gestão Pública, com o governador João Doria

Na ocasião, o governador anunciou verba de R$ 500 mil para Cerquilho

No dia 19 de junho, o prefeito Aldo Sanson participou do 1º Seminário de Gestão Pública, a maior reunião de gestores, prefeitos e demais tomadores de decisão no âmbito municipal e estadual que São Paulo já viu. Mais de 1500 lideranças de todas as regiões se fizeram presentes no Palácio dos Bandeirantes.

O evento teve público recorde de prefeitos e contou com autorização digital de recursos por parte do governador João Doria, que liberou montante de investimento recorde de R$ 230 milhões para infraestrutura municipal.

A verba será escalonada priorizando municípios de até 100 mil habitantes. Segundo os critérios da Secretaria de Desenvolvimento Regional, cidades com até 20 mil habitantes poderão pleitear até R$ 300 mil. O valor sobe para R$500 mil para municípios com até 50 mil habitantes, que o caso do município de Cerquilho, e atinge o máximo de R$ 700 mil para as cidades de até 100 mil habitantes.

As Prefeituras podem apresentar seus projetos para obras urbanas e pavimentação, recapeamento de vias, construção e reforma de escolas e praças, a partir desta quarta-feira. Os pedidos apresentados serão avaliados pela gestão estadual. A partir da aprovação, os recursos serão liberados mediante contratação dos serviços e medição de cada etapa das obras.

Em contrapartida, o Governo de São Paulo exigirá que as prefeituras atendam a metas de gestão pública pré-estabelecidas, entre elas aumento no número de matrículas em creches, pré-escolas e ensino fundamental; redução da taxa de mortalidade infantil e queda no número de mortes por homicídios e em acidentes de trânsito.

Na ocasião, o prefeito conversou sobre transporte escolar com o Secretário Estadual de Educação Rossieli Soares da Silva e se encontrou com o secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, o desembargador Paulo Dimas Mascaretti - ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e Secretário Estadual de Justiça, o Deputado Federal Arnaldo Jardim, a Deputada Estadual Damaris Moura, entre outras autoridades. Aldo foi acompanhado pelos vereadores Soneide Pissinatti e Gabriel Luvizotto.

Entre os novos programas apresentados aos prefeitos e lideranças municipais no Seminário, destaque para ‘Cidades Inteligentes’, ‘Sem Papel’, ‘Parcerias Municipais’ e ‘Canal Direto SP + Perto’.

Pioneiro no País, o Cidades Inteligentes abrange qualificação, mapeamento e planeja linha de financiamento pelo BNDS e pela Desenvolve SP para investimentos em tecnologia nos municípios paulistas. Além disso, ele é guarda chuva para todos os demais programas lançados hoje pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, ligados à inovação, desburocratização e tecnologia.

O ‘SP + Perto’ envolve a requalificação e o remodelamento de 15 escritórios regionais do governo espalhados por todas as regiões do estado, seguindo o modelo de eficiência e rapidez do Poupamento.

As ‘Parcerias Municipais’ constituem nova abordagem na relação com os entes locais, com aprimoramento de desempenho mediante compartilhamento de práticas e tecnologias e pactuação de resultados em função de metas estabelecidas.

Já o programa ‘Sem Papel’ estabelece um sistema totalmente digitalizado nas trocas e intercâmbios entre as Prefeituras e o Governo estadual.

Assista ao vídeo institucional do lançamento do programa Cidades Inteligentes em https://youtu.be/YtTGddQOK94.