Saúde - Quarta-feira, 31 de Julho de 2019

Prefeitura de Cerquilho realiza I Encontro Municipal de Atualização e Qualificação em Aleitamento Materno

Começa hoje, 1º de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno - SMAM 2019, com o tema "Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”. Essa semana é celebrada por mais de 120 países, que se unem para relembrar a importância da lactação.

Este é um movimento estabelecido pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, cuja criação teve como foco promover metas pelo direito da mulher em amamentar de forma segura, encorajando também a participação da sociedade, profissionais da saúde e profissionais da educação a se envolverem nessa questão, tanto durante o período da amamentação, quanto ao longo de toda a maternidade.

O tema de 2019 tem como objetivo incluir todos os tipos de pais da sociedade atual, ultrapassando as barreiras de gênero e incentivando a integração de todos; de forma a apoiar todas as famílias que estão amamentando.

No Brasil, a divulgação e coordenação desta semana estão ligadas ao Ministério da Saúde, que agrega parcerias com entidades e Secretarias Municipais.

Em Cerquilho, no dia 08 de agosto, a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Saúde (Núcleo de Educação Permanente e equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) irão promover o I Encontro Municipal de Atualização e Qualificação em Aleitamento Materno.

Neste, diferentes enfoques sobre Aleitamento Materno serão abordados, dentre eles o Fonoaudiológico, Psicológico e Nutricional, sendo voltados às enfermeiras da Rede Municipal de Saúde, para que possam acolher ainda melhor as famílias atendidas, agregando mais experiência e informações aos Programas do Ministério da Saúde.