.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Saúde - Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Vacinação contra o Sarampo é liberada para crianças de 6 meses a um ano

Procure a Unidade de Saúde mais próxima e atualize a sua carteirinha!


   Conforme definição do Governo Federal, a partir de 22 de agosto, a vacinação do Sarampo será liberada para crianças na faixa etária de 6 meses a menor de 1 ano (11 meses e 29 dias), em todo o Brasil.

   Assim sendo, a Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Saúde, orienta que pais e/ou responsáveis de crianças dentro dessa faixa etária procurem a unidade de saúde mais próxima a sua residência.

   O Brasil e o Estado de São Paulo estão passando por um surto de Sarampo, por isso, a importância da população procurar a sala de vacinação da sua unidade de saúde para atualização da carteira vacina. A vacina é a única maneira de evitar o contágio. 

   Indivíduos até 29 anos precisam ter 2 doses com internado de 30 dias. Pessoas com mais de 30 anos ou menos de 60 anos (59anos 11 meses e 29 dias) devem ter apenas tomar apenas 1 dose. A vacina não é indicada para gestantes e imunodeprimidos.

   É importante informar que a vacina contra o sarampo pode estar na carteira de vacina com nomes diferentes, por isso, a importância de procurar a sala de vacina com a carteirinha para se informar.

 

O que causa o sarampo?

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

 

Quais as complicações do sarampo?

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.  Algumas das complicações podem ocorrer em determinadas fases da vida:

• Crianças

- Pneumonia - Cerca de 1 em cada 20 crianças com sarampo pode desenvolver pneumonia, causa mais comum de morte por sarampo em crianças pequenas;

- Otite média aguda (infecções de ouvido) - Ocorre em cerca de 1 em 10 crianças com sarampo e pode resultar em perda auditiva permanente;

- Encefalite aguda - 1 em cada 1.000 crianças podem desenvolver essa complicação e 10% destas podem morrer;

- Morte - 1 a 3 a cada 1.000 crianças doentes podem morrer em decorrência de complicações da doença.

 

• Adultos

- Pneumonia

 

• Gestantes

- Mulher em idade fértil (10 a 49 anos) não vacinada antes da gravidez pode apresentar parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso;

- É importante se vacinar antes da gestação, pois a vacina é contraindicada durante a gestação.

 

Como é o tratamento do sarampo?

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas descritos acima.

 

360 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.