Saúde - Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

1ª Ação Psicossocial de Conscientização de Cerquilho chama a atenção da população para os cuidados com a saúde mental

Pela manhã da última quinta-feira, aconteceu a 1ª Ação Psicossocial de Conscientização de Cerquilho, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de Outubro.

Profissionais, usuários e moradores das duas Residências Terapêuticas da cidade e do CAPS fizeram uma passeata da Praça da Matriz até a Prefeitura, com cartazes, faixas e panfletos de orientação e reflexão "Como está sua saúde mental?".

Você sabia? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 31% a 50% da população brasileira pode vir a apresentar pelo menos um episódio de transtorno mental durante a vida?

Em Cerquilho, o sistema municipal de saúde conta com uma excelente Rede de Atenção Psicossocial, composta por uma equipe interdisciplinar de profissionais para atender pessoas com sofrimento, transtorno mental entre outras necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Além disso, a cidade tem duas Residências Terapêuticas Masculinas nível II, com condições de receber moradores acamados ou com dificuldade de locomoção.

Se você ou alguém que você conheça precisa de ajuda, não hesite em procurar o CAPS, localizado na Rua Sinhá Moça, 306 – Centro, telefone: 3288-4110.

A data 10 de outubro foi instituída pela Federação Mundial de Saúde Mental e tem como objetivo principal disseminar informações, orientar e combater o preconceito.

Os problemas relacionados a saúde mental são considerados pela Organização Mundial de Saúde uma prioridade, devido ao grande número de dias de incapacidade que o transtorno mental pode causar.