Saúde - Terça-feira, 12 de Novembro de 2019

Unidades Básicas de Saúde de Cerquilho realizam programação especial do Novembro Azul

Confira!

Mudam-se os meses e as cores, mas a luta segue a mesma: contra o câncer! No décimo primeiro mês do ano, vestimos de azul, em um movimento mundial, para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com a Fundação do Câncer, essa doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Para enfatizar os cuidados com a saúde dos homens, as unidades básicas de saúde de Cerquilho organizaram eventos especiais de orientação, cuidado e pedido de exames. Confira:

UBSF São Francisco

• 14 de novembro: uma caminhada com um educador físico às 9h, os 20 primeiros participantes vão ganhar uma camiseta patrocinada pelas médicas, café da manhã especial e realização de uma palestra sobre a saúde do homem às 10h.

UBSF Di Napoli

• 19 de novembro: palestra com a nutricionista do NASF sobre gordura abdominal, às 9h.

UBSF Vila Pedroso

• 21 de novembro: às 9h palestra sobre saúde do homem com Dr. Mateus, solicitação de pedidos de exames como o PSA (exame de sangue) e o de toque, se necessário.

• 25 de novembro: Palestra com Dr. Nelson sobre Infecções e Doenças Sexualmente Transmissíveis, às 14h.

*durante os dias de palestra as enfermeiras estarão realizando Testes Rápidos para quem desejar fazer.

UBSF Parque Alvorada

• 22 de novembro: palestra sobre o Câncer de Próstata às 14h.

UBSF Centro

• 27 de novembro: Palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata, às 13h.

UBSF Nova Cerquilho

• 08 de novembro: foi realizada uma palestra sobre saúde do homem e o câncer de próstata com Dr. Felipe e Dr. João, depois foram realizadas consultadas médicas para pedido de PSA e exame de toque.

UBSF Parque das Árvores

• 1º de novembro: fizeram uma caminhada matinal, oferecendo uma palestra com informações e orientações sobre a doença, sorteio de brindes doados pelo comércio da cidade, um delicioso café da manhã, realização de Testes Rápidos para HIV, Hepatite B/C, Sífilis.