Saúde - Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2020

Residência Terapêutica recebe doação do Rotary Club Cerquilho

No dia 19 de dezembro, o prefeito Aldo Sanson participou da entrega de doações do Rotary Club Cerquilho para uma das Residências Terapêuticas da cidade, os itens doados totalizavam cerca de R$ 5 mil.

Após o projeto ser aprovado e conseguir o Subsídio Distrital do Rotary Club, os membros cerquilhenses compraram e doaram à Residência Terapêutica uma lavadora e secadora de roupas, três ventiladores de teto, um conjunto de cadeiras e banquetas, um liquidificador (processador e espremedor), balança digital e um conjunto de vasilhas.

Na ocasião o prefeito agradeceu o gesto e a preocupação social de toda a equipe do Rotary, enfatizando o quanto esses itens irão ajudar no dia a dia da Residência e destacou a importância da participação ativa de entidades e da população em geral em prol ao município.

Em Cerquilho, temos duas Residências Terapêuticas masculinas, cada uma com dez homens. Esses espaços são destinados a pessoas com transtornos psiquiátricos cujo quadro clínico esteja estável, mas que por algum motivo, necessitam de supervisão das atividades de vida diária ou cuidados com a manutenção do tratamento.

Na grande maioria das vezes, os moradores da Residência Terapêutica passaram algum tempo internados e, por isso perderam os vínculos sócio-familiares, ou que possuem família, mas cujo convívio se mostra muito conflituoso ou inviável.

Os principais objetivos da Residência Terapêutica são ressocializar e resgatar a autonomia desses sujeitos incentivando-os a assumir uma posição de agentes ativos de produção de vida. Apostar na construção de um novo olhar sob a doença mental e de um cuidado diferenciado que ultrapasse as barreiras impostas pelo estigma social, trabalhando na construção de um laço social possível.