Administração - Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020

Prefeito Aldo assina convênio de mais de R$ 1 milhão com o Fehidro

Verbas será utilizada para reforma e aprimoramento da Cooperativa de Reciclagem e do Aterro Municipal

Prefeito Aldo assina convênio de mais de R$ 1 milhão com o Fehidro

No dia 21 de Janeiro, o prefeito Aldo Sanson assinou um convênio de mais de R$ 1 milhão com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, via Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), o evento contou com a participação do secretário Marcos Penido, o secretário-executivo da pasta – Luiz Ricardo Santoro, o coordenador do FEHIDRO – Rui Brasil e prefeitos e representantes dos municípios selecionados.

O convênio assinado tem como objetivo o aumento da eficiência da separação da coleta seletiva, diminuição das perdas dos materiais recicláveis e, consequentemente, o aumento da vida útil do Aterro Sanitário Municipal.

O valor total do convênio é de R$ 1.061.443,50, sendo que R$ 1.008.371,32 é repasse do FEHIDRO e a Prefeitura de Cerquilho dará a contrapartida de R$ 53.072,18.

O projeto aprovado prevê a construção de refeitório, vestiário, sanitário acessível, escritório e guarita com sanitário, além da ampliação do Galpão de Triagem Coberto, aquisição de Prensa Enfardadeira Vertical e a compra e implantação de Balança de Pesagem de Caminhões.

“Essa verba é importantíssima, oferecerá uma melhor estrutura de trabalho para os cooperados da Recerq, otimizando o serviço. Outra excelente notícia é que uma obra desse porte irá gerar empregos na cidade. Todos ganham: população, cooperados e o meio ambiente. Além disso, o convênio assinado soma quase R$ 9 milhões recebidos do FEHIDRO, desde 2017, para estudos, projetos e obras essenciais de recursos hídricos, saneamento e meio ambiente”, comemorou o prefeito.

Nos últimos três anos, a Prefeitura Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho já receberam quase R$ 9 milhões, que são descritos a seguir de forma resumida e aproximada:

• 130 mil – Elaboração de Projeto de Sistema de Esgotamento e Tratamento de Efluentes para a Bacia do Taquaral – executado e pago

• R$ 48 mil – investigação ambiental da área da Estação de Tratamento de Esgoto ETE Aliança – executado e pago.

• R$ 213 mil – Execução 1ª etapa do sistema de esgotamento de efluentes para a Bacia do Córrego Cachoeira – obra em execução.

• R$ 2,6 milhões – Implantação de leitos de Secagem de Lodo de Estação de Tratamento de Esgoto na ETE Capuava – obra em execução.

• R$ 291 mil – construção de um muro de contenção na Estrada Municipal Octávio Pilon – obra em execução.

• R$ 700 mil – Elaboração de projeto de coletores de esgotos sanitários – aguardando finalização da licitação.

• R$ 1 milhão – reforma da Recerq e aquisição de equipamentos – contrato assinado.

• R$ 4 milhões - execução das obras do sistema de esgotamento de efluentes para a bacia do Córrego Cachoeira em Cerquilho – 2ª etapa – autorizado pelo agente técnico do Fehidro | aguardando assinatura do contrato.

Sobre o FEHIDRO

O Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) é a instância econômico-financeira do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH) e vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.  Seu objetivo é dar suporte à execução da Política Estadual de Recursos Hídricos, por meio do financiamento de programas e ações na área de recursos hídricos, de modo a promover a melhoria e a proteção dos corpos de água e de suas bacias hidrográficas. Esses programas e ações devem vincular-se diretamente às metas estabelecidas pelo Plano de Bacia Hidrográfica e estar em consonância com o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH).