Saúde - Segunda-feira, 02 de Março de 2020

Informe-se sobre o Coronavírus, mas não se esqueça dos cuidados para combater a dengue e outras doenças conhecidas

Faça sua parte!!!

Naturalmente, o surgimento de um novo vírus, causa sim muita preocupação, no entanto, não podemos deixar de nos atentar e de combater antigas doenças conhecidas em nosso país, como a dengue, a febre amarela e o sarampo, por exemplo. Que matam muito mais que o coronavírus.

Não se trata de uma competição! A preocupação e a curiosidade pela nova doença não podem dar lugar ao combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, ou ainda, dos esforços para vacinação e prevenção do Sarampo, que voltou a assombrar a saúde do país.

Em Cerquilho, nesses primeiros dois meses já temos dois casos confirmados de dengue na cidade e outros dois estão aguardando resultado do exame. Já no país, o Ministério da Saúde anunciou que nas sete primeiras semanas de 2020, houve 181.670 casos de dengue no Brasil. Nas primeiras cinco semanas de 2019, eram 105 mil.

Então, redobre os cuidados de higiene e combate, independente da doença, seja Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela, Sarampo ou Coronavírus, faça sua parte no combate e na prevenção. Não se acostume e nem se acomode a ouvir as estatísticas de infectados e mortos.

Prevenção ao Aedes Aegypti (Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela)

A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção.

• Tampe os tonéis e caixas d’água; Mantenha as calhas sempre limpas;

• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

• Mantenha lixeiras bem tampadas; • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

área externa

• Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

• Limpe ralos e canaletas externas; Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

• Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

Prevenção Coronavírus

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

• Evitar contato próximo com pessoas doentes.

• Ficar em casa quando estiver doente.

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Prevenção Sarampo

VACINAÇÃO, essa é a única forma de se prevenir da doença. Então, pegue sua carteirinha de vacinação e procure o posto de saúde mais próximo para se informar se o seu esquema vacinal está completo. Se não tiver, vacine-se!

E, uma dica final, mas talvez uma das mais importantes, independente da doença que você esteja buscando informações: FUJA DE FAKE NEWS, receitas milagrosas enviadas por whatsapp ou facebook, boatos, informações maliciosas e mal intencionadas. Procure sempre por uma fonte segura, como sites OFICIAIS do Ministério da Saúde, por exemplo.