.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Administração - Segunda-feira, 16 de Março de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura toma medidas de prevenção a possível disseminação do coronavírus

Leia tudo com atenção e informe-se sempre por meios oficiais!


A matéria está organizada por datas e é atualizada ao menos uma vez ao dia: última atualização - 19/03/2020 às 10h40

 

BOLETIM 5 - Informações Exame Covid-19 - 21 DE MARÇO

 

   Conforme determinação do Ministério da Saúde – Governo Federal, a partir de agora, só serão colhidos exames de pacientes suspeitos de coronavírus que estiverem internados e em estado grave.

   Pacientes com sintomas suspeitos seguiram todas as orientações de isolamento, higiene e precaução, independente da confirmação da doença ou não.

   Dito isso, suspenderemos os boletins diários com os casos suspeitos da cidade, pois, os dados não serão mais reais. Quando tivermos os resultados dos três que já foram colhidos, ou se alguém na situação acima tiver seu exame colhido, divulgaremos com a mesma transparência que vem sido feita.

   Manteremos as informações das determinações dos decretos municipais, bem como de orientação e prevenção a doença.

  Aproveitamos para compartilhar com vocês que os três casos suspeitos de nossa cidade que colheram o exame estão em casa, se recuperando bem.

  Gostaríamos de esclarecer ainda que o diagnóstico da doença é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), enviando para o laboratório de referência em São Paulo, o Instituto Adolfo Lutz, e o resultado fica pronto em cerca de 10 dias, portanto, atualmente, quando surge um caso suspeito, o isolamento social e as orientações de higiene para paciente e família são aplicados imediatamente, para evitar a possível disseminação desse vírus.

   Não tem vacina ainda e nem remédio comum ou “milagroso” no combate dessa doença, o que podemos fazer é seguir a risca as orientações que vem sendo passadas e manter o isolamento social.

   O foco é proteger vidas!!! FAÇA SUA PARTE!

 

BOLETIM 4 - 20 DE MARÇO

 

   Nesta sexta-feira, às 12h15, a Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica informam que não temos casos confirmados do covid-19 e temos três casos suspeitos em nossa cidade.

   Assim como os dois primeiros pacientes, o terceiro está em isolamento domiciliar e já colheu o exame para confirmação do diagnóstico.

Todas as medidas de isolamento e orientação aos pacientes e familiares já foram tomadas. Nenhum caso tem vínculo com o outro.

   Neste momento, acontece uma reunião do prefeito Aldo com a equipe de secretários para definição de novas medidas de enfrentamento ao Covid-19, que serão divulgadas ao longo do dia.

 

BOLETIM 3 - 19 DE MARÇO


#BoletimCovid19
Nesta quinta-feira, dia 19 de março, às 10h30, a Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica informam que não temos casos confirmados do covid-19 e temos dois casos suspeitos em nossa cidade.
Ambos estão em isolamentos domiciliar, os exames para confirmação foram colhidos e encaminhados ao Laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo. Todas as medidas de isolamento e orientação aos pacientes e familiares já foram tomadas. Um caso não tem vínculo com o outro.
*Fique atento as medidas de prevenção e segurança:
• Evite AO MÁXIMO locais de aglomeração. Sempre que possível, FIQUE EM CASA.
• Lave muito bem as mãos, várias e várias vezes ao dia, usando água e sabão, esfregando bem entre os dedos, na ponta dos dedos, até o cotovelo.
• Se possível, fazer uso do álcool 70, seja na forma líquida ou gel, no entanto, certifique-se de que se trata mesmo do Álcool Gel 70%, pois o álcool comum vendido em supermercado para limpeza da casa não é eficaz neste caso.
• NÃO COMPARTILHE RECEITAS CASEIRAS OU MILAGROSAS DE QUALQUER TEOR E SEM NENHUMA BASE CIENTÍFICA. TEM DÚVIDA DO CONTEÚDO QUE RECEBEU? NÃO COMPARTILHE!!!
• • • Informe-se pelos meios oficiais, informações pela metade, de má fé ou despreparadas espalham boatos e atrapalham todo o trabalho do governo municipal, estadual e federal • • • 

 

 

BOLETIM 2 - 18 DE MARÇO

 

   A Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, informa que o município não tem casos confirmados da doença e tem um caso suspeito.

   O paciente suspeito já colheu o exame para confirmação de diagnóstico, o qual foi encaminhado para o laboratório de referência. Ele se encontra em isolamento domiciliar.

   Essa informação não é motivo para pânico e sim para reforçamos as medidas de prevenção! Como lavar bem as mãos, utilizar álcool gel 70, evitar sair de casa quando possível e evitar aglomerações. Precisamos da colaboração de todos para vencermos essa doença juntos!

   Não dê ouvido a receitas milagrosas, além de não ajudarem, podem atrapalhar as medidas de prevenção e os tratamentos!

 

BOLETIM 1 - 17 DE MARÇO 

 

   A Prefeitura Municipal de Cerquilho, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica informam que até hoje, dia 17 de março, às 9h30, a cidade NÃO tem casos confirmados ou suspeitos de Covid-19.

 

SEGUNDA-FEIRA - 16 DE MARÇO 

 

   Na manhã de segunda-feira, dia 16 de março, o prefeito Aldo Sanson e toda sua equipe de Secretários Municipais se reuniram para definir estratégias de prevenção à possível disseminação do coronavírus no município.

   Aproveitamos este meio oficial para informar a população que não há NENHUM caso confirmado e NENHUM caso suspeito em nosso município, e que boatos ou notícias falsas apenas atrapalham o trabalho de todos. Informe-se por meios oficiais!

   Deste modo, seguindo orientações do Ministério da Saúde e do Governo Estadual, foi editado o Decreto nº 3.333 que inclui as medidas definidas até o momento e que podem sofrer alteração se forem necessárias:

• As aulas da rede pública de ensino serão suspensas no período de 23 de março de 2020 a 02 de abril de 2020.

• Haverá aulas nos dias 17 e 18 de março de 2020, com a presença facultativa dos alunos.

• Recomenda-se às instituições privadas de ensino, a suspensão das aulas nos termos deste artigo.

• Ficam suspensos por 30 (trinta) dias todas as atividades nos projetos sociais, esportivos e do Fundo Social do Município.

• Ficam suspensos por 60 (sessenta) dias todos os eventos públicos realizados pela Administração Municipal, incluindo os eventos a serem realizados no Teatro Municipal. Incluindo o cancelamento do Desfile e dos shows de Aniversário da Cidade e a Festa das Nações.

• Recomenda-se às instituições privadas, filantrópicas e religiosas do Município que suspendam as atividades que gerem aglomeração de pessoas, e estimulem medidas restritivas de contato interpessoal.

   Reafirmamos que as medidas estão sendo tomadas para proteger vidas e precisamos da colaboração de todos para respeitar as definições para que os resultados sejam efetivos. As medidas poderão ser revistas ao longo dos próximos dias.

   Toda a equipe da saúde municipal, bem como a Santa Casa do município estão orientados a respeito dos protocolos da doença e seguem um rigoroso critério para colher os exames. Respeitem e escutem os profissionais!

   Lembramos ainda, que o município já enfrenta o conhecido problema da dengue, tendo 10 casos confirmados. Portanto, reforcem a limpeza de seus quintais e casas, pois, a dengue mata.

476 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.