Orientações Covid-19 - Sábado, 21 de Março de 2020

Vacinação contra a Gripe em Cerquilho

Idosos serão vacinado em casa, profissionais da saúde e segurança pública serão vacinados no CAPS

Após reunião do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19, realizada no dia 21 de março, e ouvindo o pedido da população, ficou decidida a vacinação domiciliar dos idosos na Campanha de Vacinação contra a gripe.

Portanto, a vacinação que aconteceria nesta segunda-feira, dia 23 de março, na Escola Monteiro Lobato foi CANCELADA e quatro equipes de vacinação móvel foram criadas para ir casa a casa vacinar os idosos, que são o público-alvo da primeira fase da Campanha.

Idosos que moram em sítios terão um dia específico para vacinação, em breve avisaremos. Reforçamos ainda que as Unidades Básicas de Saúde e a Farmácia Municipal não estão vacinando.

Já a vacinação dos profissionais da saúde e agentes da Segurança Pública (Polícia Militar / Guarda Civil Municipal) será realizada a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de março, das 9h às 14h, no prédio do CAPs.

Para que recebam a vacina, é preciso apresentar um documento comprobatório de suas atividades profissionais, como por exemplo, a carteirinha de seus conselhos. O CAPs – Centro de Atendimento Psicossocial está localizado na Rua Sinhá Moça, 306, em Cerquilho.

Lembrando que o Governo Federal está disponibilizando pequenos lotes da vacina por semana, e que a vacinação no município irá acontecer conforme as doses recebidas.

A seguir você confere Perguntas & Respostas sobre como será essa vacinação domiciliar.

Como será a vacinação contra a gripe dos idosos em Cerquilho?

Quatro equipes de vacinação móvel foram montadas, elas estão passando rua por rua, batendo em todas as casas, para vacinar os idosos (pessoas com mais de 60 anos).

E se meu cadastro no posto estiver desatualizado?

Não tem problema, como estaremos batendo em todas as casas, independente do cadastro no posto, você será atendido. Não precisa de agendamento.

Que horas a vacina vai passar?

Não temos como definir isso, depende do perfil das pessoas que serão atendidas, com maior ou menor mobilidade, levando mais ou menos tempo. A vacinação pode acontecer das 8h às 17h, ao longo das próximas semanas, conforme o recebimento das doses.

E se quando a equipe passou, eu não estava em casa?

A orientação é ligar na sua unidade básica de saúde de referência e avisá-los. Mas lembre-se que a orientação principal aos idosos é ficar em casa. Então, se você não está trabalhando, fique em casa!

Como será a vacinação dos Profissionais da Saúde?

Iremos agendar, em breve informaremos.

E as próximas fases?

A forma de vacinação dos próximos públicos da Campanha será informada mais próxima da data.