.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
LEIA O TEXTO POR COMPLETO, MUITAS DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS COM A LEITURA DE TODO O CONTEÚDO.
Nesta sexta-feira, dia 17 de abril, tem início a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Cerquilho, a qual irá atender pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A vacinação será no Centro de Eventos Cidade das Rosas, às 9h, em esquema drive-thru, ou seja, dentro do carro, para que não haja aglomeração e todos fiquem a uma distância segura. No local serão distribuídas senhas para que ninguém aguarde na fila sem ter a certeza que tomará a vacina.
O público-alvo dessa fase da vacinação precisa apresentar algum atestado médico / receita do medicamento de uso contínuo ou da Carteira de Habilitação no caso de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Lembrando que o Governo Federal é quem define sobre o público-alvo da Campanha e envia as doses da vacina aos poucos para os municípios. Por isso, fique sempre atento as orientações no site e nas redes sociais da Prefeitura de Cerquilho sobre as datas de vacinação.
Confira as Categorias de risco clínico previstas nesta fase da campanha:
• Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
• Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.
• Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.
• Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.
• Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.
• Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
• Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos.
• Obesos: Obesidade grau III.
• Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.
• Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.
Idosos
A vacinação dos idosos em domicílio já foi finalizada nos bairros: Di Napoli I, II e III, São Francisco, Nova Cerquilho, Cidade Jardim, Jardim Esplanada, Portal dos Pilares, Centro, Residenciais Corrocher, Green Ville, San Raphael, Colinas, Flamboyant e Galo de Ouro. E os bairros rurais: São Pedro, Represa, Barreiro Rico, Taquaral, Capuava e Usina Pilon também foram finalizados.
Aos idosos que moram nos bairros acima, que já foram atendidos, mas não estavam em casa ou por algum outro motivo não receberam a vacina, devem ligar para o CIS (15) 3288-4110 e informar nome e endereço para nossa equipe.
Nos bairros que não foram citados acima, pedimos que a população siga aguardando em suas residências que nossa equipe segue realizando a vacinação a domicílio com todo cuidado e atenção aos idosos.
Profissionais da Saúde e Segurança Pública
Os profissionais da saúde e agentes da Segurança Pública (Polícia Militar / Guarda Civil Municipal) seguem sendo vacinados das 9h às 14h, no prédio do CAPs – Centro de Atendimento Psicossocial está localizado na Rua Sinhá Moça, 306, em Cerquilho.
Para que recebam a vacina, é preciso apresentar um documento comprobatório de suas atividades profissionais, como por exemplo, a carteirinha de seus conselhos.
Luvas
Nas divulgações anteriores sobre a vacina, alguns cidadãos perguntaram sobre o uso de luvas dos profissionais que estão aplicando a vacina, então, aproveitamos este espaço para esclarecer que conforme parecer do COREN-SP (Conselho Regional de Enfermagem), não é indicado o uso de luvas para injeções intramusculares, que é o caso da vacina da gripe. Além disso, a cada aplicação, os profissionais higienizam as mãos com álcool.
Nossa equipe está trabalhando muito para atender a todos, com todo cuidado, responsabilidade e respeito.
Você pode conferir o Parecer do COREN na íntegra CLICANDO AQUI.
3ª Fase da Campanha
Conforme o cronograma enviado pelo Governo Federal, a terceira fase de vacinação contra a gripe está prevista para ter início no dia 9 de maio e incluirá os seguintes grupos: crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, grávidas, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e professores. Mais próximo da data, informaremos sobre local e horário.
RESUMO DAS INFORMAÇÕES
Segunda Fase da Campanha: começa nesta sexta-feira, dia 17 de abril, no Centro de Eventos em sistema drive-thru (dentro do carro). Público que será atendido: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Necessários apresentar Carteira de Habilitação ou atestado / receita de medicamento que comprove a doença crônica.
E os idosos? Seguem sendo vacinados em casa. Idosos que não estavam em casa quando a equipe passou, ligar no CIS (15) 3288-4110 e informar nome completo e endereço.
E os profissionais da saúde e agentes de segurança pública? Seguem sendo vacinados no CAPs, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Levar documento comprobatório da profissão.
E o uso das luvas por quem aplica a vacina? Conforme parecer do COREN-SP (Conselho Regional de Enfermagem), não é indicado o uso de luvas para injeções intramusculares, que é o caso da vacina da gripe. Além disso, a cada aplicação, os profissionais higienizam as mãos com álcool.
3ª Fase da Campanha? Conforme cronograma do Governo Federal, a terceira fase de vacinação contra a gripe está prevista para ter início no dia 9 de maio e incluirá os seguintes grupos: crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, grávidas, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e professores. Mais próximo da data, informaremos sobre local e horário.
.
.
.
.