Orientações Covid-19 - Quarta-feira, 22 de Abril de 2020

UBSF Vila São José começa a funcionar

Inicialmente, a unidade irá atender exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios

No dia 22 de abril, a Unidade Básica de Saúde da Família Vila São José, localizada na Rua Bahia, nº 90, iniciou oficialmente seu atendimento à população. Inicialmente, devido ao contexto de Pandemia que estamos vivendo, a UBSF Vila São José será exclusiva para pacientes com sintomas respiratórios.

Apesar de ter sido inaugurada em dezembro de 2016, o prédio foi entregue com vários problemas estruturais, sem equipamentos médicos e de escritório, e sem contratar a equipe técnica para trabalhar no local.

Para que o prédio entrasse em funcionamento com qualidade e segurança para os funcionários e usuários, a Prefeitura de Cerquilho precisou realizar reparos e rebocos em geral, trocar azulejos e pisos que se soltaram mesmo sem uso do local, revisar o quadro e as instalações elétricas, ligar ao padrão de energia, trocar toldo e pintar todo o prédio, portas e guarnições.

Além disso, outras duas situações dificultaram o funcionamento da unidade: parcelas finais do convênio da construção da unidade não haviam sido repassadas pelo Governo e, apenas depois de um longo trabalho, o município recebeu a última parcela (de construção) em 2019.

E, por causa de uma denúncia na gestão anterior, o município teve o repasse de verbas para o Programa Médico de Família (que compõem as equipes que atendem nas UBSF) suspenso. Ao longo dos últimos anos, o prefeito Aldo Sanson e toda sua equipe realizaram um intenso trabalho junto ao Governo Estadual e ao Federal, em busca da regularização desses repasses, infelizmente, sem sucesso. Mas, com a nova política do Ministério da Saúde em realizar o repasse pelo número de habitantes e toda reforma já descrita, foi possível abrir a unidade para a população.