Orientações Covid-19 - Quarta-feira, 15 de Julho de 2020

Prefeitura de Cerquilho testa preventivamente colaboradores e residentes do Lar São José

Atentos à vulnerabilidade de certos grupos ao COVID-19 (novo coronavírus), a Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria da Saúde – Vigilância Epidemiológica, colheu, preventivamente, exames de todos os residentes e colaboradores do Lar São José.

A ação foi realizada no dia 29 de Junho e o exame realizado foi o RT-PCR (SWAB), informalmente conhecido como teste do cotonete, e enviado ao laboratório particular contratado pela Prefeitura. Ao todo, foram colhidos 67 exames.

No dia 1º de Julho, chegaram os resultados, sendo 65 negativos e 2 positivos. Os casos positivos eram de um colaborador e um residente, ambos, assintomáticos e que já foram incluídos nos dados do boletim oficial do município.

Após os resultados, a equipe da saúde municipal realizou uma nova visita ao lar, juntamente com um médico, para a coleta de exames de sangue, realização de eletrocardiograma e avaliação médica em todos os idosos. Todos estavam bem, e nenhum outro residente e/ou colaborador apresentou sintomas.

Por medida de segurança dos pacientes positivos e dos demais idosos e profissionais que trabalham no Lar, o colaborador foi afastado e ficou isolado 14 dias em casa e o residente foi transferido para a Santa Casa, para cumprir o período de isolamento e ter qualquer atendimento médico que fosse necessário.

Felizmente, nenhum dos dois casos positivos desenvolveu sintomas da doença, o período de 14 dias já passou, eles estão bem, são considerados curados e voltaram às suas rotinas. A Vigilância Epidemiológica segue acompanhando, orientando e apoiando o Lar São José e irá realizar outras testagens futuramente.

A iniciativa da Prefeitura, juntamente com todas as ações preventivas já desenvolvidas pelo Lar São José, antes inclusive do início da quarentena, está sendo de grande importância na preservação da saúde e da segurança dos idosos residentes no Lar São José.