Segurança Pública e Trânsito - Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021

Defesa Civil orienta sobre cuidados durante chuvas e tempestades

Confira as dicas!

A Prefeitura de Cerquilho, através da Defesa Civil Municipal, orienta sobre os cuidados durante o verão, uma das estações mais aguardadas do ano, que além do calor, trás o aumento das chuvas, principalmente na região Sudeste, onde as ocorrências de tempestades e raios crescem e é preciso redobrar o cuidado.

Pensando nisso, a Defesa Civil orienta à população para manter-se segura no verão seguindo as dicas a seguir durante as chuvas:

• Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;
  • Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea;
  • Não permaneça em rio, mar, lago ou piscina;
  • Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo;
  • Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar;
  • Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;
  • Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
  • Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;
  • Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular;
  • Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos;
  • Evite tomar banho durante a tempestade.

O período de Chuvas de Verão é compreendido entre 1° de dezembro de 2020 a 31 de março de 2021, em casos de emergência os munícipes poderão acionar a Defesa Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) através dos telefones: 3284-1190 | 199, Corpo de Bombeiros de Tietê pelo (15) 3282-2270 e Policia Militar no 190.