Segurança Pública e Trânsito - Quinta-feira, 13 de Maio de 2021

Cerquilho participa da Campanha Maio Amarelo

Cerquilho participa da Campanha Maio Amarelo

Neste mês, a Prefeitura de Cerquilho realiza a Campanha Maio Amarelo com o objetivo de aumentar a consciência da população sobre a prevenção e a redução de acidentes de trânsito.

Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, a mobilização alertará, por exemplo, sobre a responsabilidade de atitudes como usar passarelas e faixas de pedestres, para o respeito dos condutores aos vulneráveis no trânsito, para o risco de usar celular ao volante e sobre a importância de usar o cinto de segurança por meio de cards e vídeos.

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito ainda em 2009 em 178 países.

Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia.

O último dado de mortes no trânsito ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, registrou em 2019, cerca de 30 mil vidas perdidas.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

O Departamento Nacional de Trânsito orienta que as mobilizações devam ser realizadas de forma online nas redes sociais em razão da Covid-19.