Saúde - Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021

Outubro Rosa realiza quase mil exames voltados à saúde da mulher em Cerquilho

A celebração do Outubro Rosa em nosso município proporcionou às mulheres uma intensificação da orientação quanto à prevenção do Câncer de Mama e de colo do Útero.

Ao longo do mês, foram realizados mais de 400 exames de Papanicolau em todas as Unidades de Saúde, foram disponibilizadas mais de 400 vagas para mamografia, sendo que algumas já foram realizadas e o restante está agendado para os meses de Novembro e Dezembro, e mais de 60 vagas para ultrassonografia de mamas.

Já no dia 23 de outubro, sábado, foi realizado um mutirão na Policlínica, cujo objetivo foi informar, educar e prevenir. As mulheres do nosso município tiveram acesso a palestras sobre a saúde da mulher, exames de Papanicolau, palpação das mamas, testes rápidos, aula de dança e sorteio de brindes. Ao longo do dia, foram realizados 49 exames de Papanicolau, 39 testes rápidos e todas as mulheres receberam orientações sobre o auto cuidado.

Gostaríamos de agradecer ao Rotary Club de Cerquilho que ofereceu as palestras, à Academia La Danse que proporcionou uma aula de Ritbox muito divertida, o Salão de Beleza da Regina Rodrigues Machado e a Carolla Delícias Gourmet que ofereceram brindes para as mulheres que estavam presentes.

Lembramos ainda que em todos os meses são realizados os exames preventivos e avaliações nas unidades básicas de saúde. Quem não conseguiu participar, procure sua unidade de referência para orientações.