Saúde - Quarta-feira, 10 de Novembro de 2021

Prefeitura orienta sobre cuidados para o caso de contato ou identificação de Morcegos

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Zoonoses, informa algumas orientações para o caso de contato ou identificação de Morcegos em nosso Município:

Os morcegos são os únicos mamíferos com capacidade de voar, de modo geral têm hábitos noturnos e permanecem em seus abrigos durante o dia, saindo à noite em busca de alimento.

Nas áreas urbanas, os morcegos mais comuns são os que se alimentam de frutos, de néctar e de insetos. Os morcegos são protegidos por lei e sua captura ou extermínio é crime ambiental (Lei nº 9.605/98).  Estes morcegos não “mordem ou picam”, mas atenção! qualquer morcego pode morder por defesa se for diretamente manipulado.

Eles são encontrados em centros urbanos porque encontram alimento em abundância, principalmente insetos atraídos pela iluminação urbana e frutos que são encontrados nas árvores que compõem a arborização das cidades. É comum estes animais se abrigarem nos forros das edificações ou copas das árvores presentes nas cidades.

Os morcegos podem transmitir várias doenças, sendo as mais relevantes para a saúde pública a raiva e a Histoplasmose. A raiva é uma doença fatal para o ser humano e animais, é causada por um vírus presente na saliva de animais infestados (morcego, cão, gato, macaco, gambá, boi, cavalo, cabra, porco, etc.) e até o momento, não existe tratamento eficaz, portanto a prevenção é muito importante.

Como se prevenir:

- Nunca toque em um morcego estando ele vivo ou morto!

- Vacine anualmente cães e gatos contra raiva, inclusive os que não têm acesso à rua, uma vez que morcegos voam e podem adentrar ou cair nas casas e apartamentos.

- Evite dormir com as janelas dos quartos e dos banheiros abertas. Uma alternativa é colocar tela milimétrica nas aberturas de lareiras e janelas.

Ocorreu um acidente com um morcego, procure o Centro de Saúde imediatamente nos seguintes casos:

- Se houver contato direto com um morcego, como: toque, mordedura, lambedura ou arranhão.

- Se houver risco de contato com o animal, mesmo que não tenha certeza, como: acordar com um morcego no mesmo ambiente que dormiu.

Encontrei um morcego, o que devo fazer:

Quando encontrar um morcego em situação anormal (morto, caído, voando durante o dia, pendurados em local baixo ou expostos á claridade), coloque um caixa ou um balde sobre o morcego e isole o local, a fim de evitar o contato com crianças e animais e entre em contato com o setor de Zoonoses.

Se o seu cão ou gato teve contato ou possibilidade de contato com um morcego, comunique ao Setor de Zoonoses, pois eles deverão receber reforço da vacina antirrábica e serem monitorados.

Dados para Contato:

Setor de Zoonoses – Secretaria Municipal de Saúde

Endereço: Rua da Fazendinha, 333 – CIS – Centro

Telefone: (15) 3288-4110 Ramal 1316

Horário de atendimento: das 7h às 17h, de segunda à sexta.