.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Premiação elegeu as três melhores cidades do país em cada pilar considerando o grupo populacional filtrado na fase estadual
Ontem, 23 de novembro, o Prefeito Zé Roberto Pilon e a Presidente do Fundo Social de Solidariedade Valéria Florentino Pilon participaram da Cerimônia Nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, em Brasília.
Vencedor da etapa estadual em dois pilares: de Desenvolvimento e Ordem Pública e de Educação, Cerquilho se manteve em destaque também na premiação nacional, conquistando o 2ª e o 3ª lugar de todo o Brasil, respectivamente, nessas mesmas categorias (Desenvolvimento e Ordem Pública / Educação).
A premiação em Brasília contou com a presença de autoridades dos três poderes, como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de vários ministros.
Sobre o Prêmio
O prêmio é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país.
Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final avaliando cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública.
No âmbito da Educação, foram considerados os seguintes índices: analfabetismo, expectativa em anos de estudo, taxa de abandono anos finais ensino fundamental, Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental, Gasto com Educação por aluno por IDEB, Resultado IDEB anos finais Ensino Fundamental, Resultado IDEB anos iniciais Ensino Fundamental, Distorção Idade-Série Ensino Fundamental, Acesso a Educação infantil-creche.
Já na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, foram ponderados os dados sobre: PIB per capita, Índice GINI da renda domiciliar per capita, Jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio, Pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior, Percentagem de pobres na população, Renda domiciliar Per Capita, % da população economicamente ativa empregadas, Taxa de homicídios, Taxa de homicídios por arma de fogo, Taxa de mortes no Trânsito.
Confira todos os premiados na categoria de municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes.
PILAR DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
1º Lugar: Braço do Norte – SC
2º Lugar: Cerquilho – SP
3º Lugar: Carlos Barbosa – RS
PILAR EDUCAÇÃO
1º Lugar: Igrejinha – RS
2º Lugar: Pomerode – SC
3º Lugar: Cerquilho – SP
PILAR SAÚDE E BEM ESTAR
1º Lugar: Brasília de Minas – MG
2º Lugar: Presidente Dutra – MA
3º Lugar: Amparo – SP
PILAR INFRAESTRUTURA
1º Lugar: Jales – SP
2º Lugar: Cianorte – PR
3º Lugar: Timbó – SC
PILAR EFICIÊNCIA FISCAL
1º Lugar: Videira – SC
2º Lugar: Santa Bárbara – MG
3º Lugar: Ilhabela – SP
IGMA GERAL
1º Lugar: Timbó – SC
2º Lugar: Fernandópolis – SP
3º Lugar: Carlos Barbosa – RS
Confira a Premiação na íntegra acessando: https://m.youtube.com/watch?v=mAXWuNB0Ai8&feature=youtu.be
.
.
.
.